Arquivo mensais:abril 2014

Reconhecimento

6

Me reuni com os Comandos de Greve e coordenadores do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – SINASEFE/Seção Rio Branco nesta manhã. Ouvi suas pautas locais e dialogamos sobre temas como questões estruturais, valorização dos servidores, a definição de um Plano de capacitação, nova metodologia de avaliação, elaboração de programa de qualidade de vida, com atenção especial à saúde do servidor, criação do Comitê de Ética e inclusão dos técnicos para extensão e pesquisa. Outros pontos importantes que ouvi foi sobre a autonomia administrativa, financeira e pedagógica nos campus, a democratização nas discussões gerais do IFAC e a forma de ingresso dos alunos, entre outros. Marcamos uma agenda de encontro pontual nos câmpus para tratarmos de cada realidade.

Pesquisa e Pós-graduação

5

Hoje realizei minha primeira visita institucional, me encontrando com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre – FAPAC, Prof. Dr. Pascoal Muniz. Foi ótimo conheci os editais abertos dos programas de bolsas para mestrados e doutorados, além de pós-doutorado e reforcei a necessidade em ampliar o número de pesquisadores na instituição com parcerias. Quero dar condições aos pesquisadores para desenvolverem projetos que contribuam para o desenvolvimento do Estado.

Ah, Prof. Pascoal lembrou-me que agora faço parte do Conselho Superior da Fundação. Creio que minha experiência como docente e pesquisadora me auxiliarão desta missão também representando o IFAC.

Reconhecimento de Saberes e Competências

4

Participei também de reunião com diretores de Câmpus e o prof. Gersoney Tonini Pinto, servidor lotado no IF São Paulo – IFSP  atualmente cedido ao Instituto Federal de Rondônia – IFRO sobre  a concessão de Reconhecimento de Saberes e Competências, como forma de valorizar a carreira dos professores. A aprovação do Regulamento Interno possibilitará a todos os docentes o IFAC, com exceção dos doutores, um aumento salarial via elevação de sua atual faixa remuneratória da parcela referente à Retribuição de Titulação.

Colégio de Dirigentes

3

Depois de um final de semana de muito trabalho, a nova semana começou com a programação de dois dias da reunião do Colégio de Dirigentes. Contei com a presença de todos os diretores gerais dos Câmpus do Instituto Federal do Acre – IFAC no encontro, em que pude pontuar minhas expectativas e a necessidade do apoio do grupo visando à continuidade dos trabalhos sem que houvesse quebra de rotinas administrativas ou educacionais.

Ouvi principalmente suas principais dificuldades encontradas e propostas de solução aos temas que afetam o IFAC de maneira geral. Também foi muito bom ouvir o apoio de todos. Ah, e um detalhe especial, nosso primeiro encontro coincidiu com o Dia da Educação, que é o objetivo maior desta instituição.

Diálogo

2Neste mesmo dia, a tarde, ouvi servidores e representantes do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – SINASEFE/Seção Rio Branco, me colocando a disposição e a abrindo diálogo com os representantes do Sindicato. Foi muito bom ouvir deles que a expectativa de uma gestão participativa.

Compromisso

1Assumi na manhã de sexta-feira, dia 25 de abril a missão de ser Reitora Pro Tempore do Instituto Federal do Acre – IFAC. A nomeação da reitora foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 24 de abril de 2014, através de ato do ministro da Educação, José Henrique Paim Fernandes. Acompanhada dos meus colegas professores Paula de Lacerda Santos Ribeiro e Fábio Storch Oliveira minha primeira atividade como reitoria foi uma reunião com os pró-reitores e definição de um calendário de visita aos câmpus do IFAC.  O objetivo era esclarecer a todos que o compromisso que assumi é com a comunidade acadêmica, envolvendo alunos, servidores e colaboradores, a fim de promover o IFAC e de fortalecer a qualidade de ensino.