Arquivo mensais:maio 2014

Cooperação

6Antes de retornar a Rio Branco, tive a felicidade de realizar visita à Cooperativa das Trabalhadoras de Biscoitos de Goma de Cruzeiro do Sul, na Vila Assis. Acompanhada do diretor geral do Câmpus Cruzeiro do Sul, Cristiano Ferreira, participei de reunião com a presidente Marliz Maciel Morais e a diretora administrativa Michele Araújo de Lima para definir parcerias entre o IFAC/Câmpus Cruzeiro do Sul e a Cooperativa. A proposta é que firmemos um termo de cooperação técnica para que sejam realizados estágios de alunos do curso de Cooperativismo do Câmpus Cruzeiro do Sul em áreas administrativas da organização, além da oferta de palestras e cursos de formação inicial e continuada sobre o tema. A reunião foi organizada pelo professor José Carlos Macedo, do curso de Administração.

Visita as obras do Câmpus Tarauacá

5Acompanhada do chefe de Gabinete Institucional, Prof. Fábio Storch, e a diretora de Obras e Infraestrutura do IFAC, Engª Civil Janara Alexandre da Silva Vasconcelos, estive visitando as obras de terraplenagem do Câmpus Tarauacá, que está sendo construído na BR-364, na entrada do município, no sentido Cruzeiro do Sul/Tarauacá. Conferimos que a empresa vencedora da licitação está cumprindo os prazos e os padrões que a legislação determina.

Diálogo com servidores do Câmpus Cruzeiro do Sul

3Me encontrei com a comunidade (servidores e alguns alunos) do Câmpus Cruzeiro do Sul para ouvi-los sobre os desafios que enfrentam e quais as sugestões para resolvermos juntos. Chegando lá conferi que o Governo do Estado já iniciou os serviços de asfaltamento da estrada da APADEQ, aonde o prédio da sede própria IFAC foi construído, ótima noticia e gratidão pelo compromisso.

Semana dos Alimentos Orgânicos

DSC_0023Nesta manhã participei da abertura da 10ª Semana de Alimentos Orgânicos no Acre no auditório do IFAC/Câmpus Rio Branco, com a participação de profissionais e estudantes de áreas agrícolas ansiosos por mais conhecimento sobre o tema. Destaquei, na abertura, ser uma honra contar com a participação de jovens dos cursos técnicos e profissionalizantes do Instituto Federal do Acre e do Instituto Dom Moacyr. Além do IFAC, a mesa de abertura contou com o colega superintendente federal da Agricultura no Acre, Dr. Antônio César Lazzare e da representante da Comissão da Produção Orgânica do Estado do Acre, a senhora Maria Rosângela Barbosa. A Semana de Alimentos Orgânicos é mais que um evento. Durante todo o ano a Comissão é parceira em ações do Centro Vocacional Tecnológico de Referência em Agroecologia e Produção Orgânica do Acre – CVT Agroecologia.

Encontro com a Presidenta

1
Participei em Brasília de reunião com a presidenta Dilma Rousseff, ocasião em que foi entregue à presidenta o documento elaborado durante a 42ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) que propõe a expansão da Rede dentro de uma estratégia de territorialização, superar um milhão de matrículas em cursos técnicos; ampliar a oferta de vagas para jovens e adultos; institucionalizar a Educação a Distância; aperfeiçoar tecnologias educacionais e objetos de aprendizagem; aumentar a oferta de Licenciaturas, inclusive àquelas específicas à educação profissional; e fortalecer as ações de internacionalização da Rede Federal.

Encontro em Xapuri

103

Em Xapuri, durante encontro no dia 15 de maio, ouvimos que está entre as principais reivindicações apresentadas pelos servidores os transtornos nas obras de reforma e ampliação da sede do Câmpus, a ausência de laboratórios, o reenquadramento funcional dos docentes contratados em regime de trabalho de 40 horas para Dedicação Exclusiva, e melhoria das condições de trabalho.
Eles também apresentaram propostas como a consulta pública para indicação de novos gestores.

Encontro em Sena

102

Em Sena Madureira a reunião com o comando de greve e servidores iniciou por um café da manhã preparado por eles. Entre as principais reinvindicações apresentadas pelos participantes estavam a continuidade das obras de construção da sede do Câmpus. O reinício das obras é um dos nossos empenhos para eles. O engenheiro responsável pela empresa Concreta Engenharia e Construções Ltda, Andrey da Conceição Reston compareceu à reunião em Sena Madureira, prevendo a entrega do Câmpus em seis meses.

Palavra

101

Cumprindo o acordo com o movimento de greve participei de reuniões com servidores dos Câmpus Rio Branco e Avançado Baixada do Sol. Estava acompanhada por gestores das Pró-reitorias de Ensino, Gestão de Pessoas, Gabinete de Planejamento e Gestão, o Gabinete Institucional e Coordenação de Engenharia. Percebi que um dos maiores alívios para eles é o meu comprometimento de apoia-lo no reenquadramento funcional dos docentes contratados em regime de trabalho de 40 horas para Dedicação Exclusiva.