Arquivo mensais:julho 2014

III Encontro Internacional de Reitores

Fórum Internacional de Reitores_blog

Participei, representando o IFAC, do III Encontro Internacional de Reitores Universia, realizado nos dias 28 e 29 de julho de 2014, no Riocentro (RJ). A nossa participação neste evento é um marco para a instituição, pois ajudamos a construir o plano de atuação que deve ser seguido pelas universidades participantes até o próximo encontro que será realizado em 2018, em Salamanca. Temas importantes como o presente e futuro das universidades ibero-americanas, a internacionalização da universidade, tecnologia, estrutura e postura do professor foram abordados e nos remetem a uma reflexão coletiva. Conversei com a primeira reitora eleita do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, Aurina Santana. São experiências como esta que mostram a importância do IFAC participar desses eventos.

Fórum Internacional de Reitores_dois

Fórum Internacional de Reitores_blogum

Semana sobre TDAH

front_tdah_destaque

O IFAC e eu apoiamos a realização da  Semana Estadual de Informação e Conscientização sobre o TDAH, organizado pelo Grupo de Apoio a Familiares, Amigos e Portadores de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que acontece no período de 04 a 08 de agosto. Este tipo de evento ajuda a esclarecer e buscar soluções para problemas enfrentados pelas mães que vinham encontrando dificuldades na busca por diagnóstico, tratamento e atendimento educacional especifico para ajudar seus filhos a terem as mesmas condições de desenvolvimento que todas as crianças têm direito.

Prêmio Samuel Benchimol

premio_samuelEstou participando do Fórum Internacional de Reitores, mas o IFAC não para. Nesta quarta-feira, dia 30, a reitora substituta, Profª Paula de Lacerda, recebeu o coordenador do Prêmio Samuel Benchimol, o Prof. José Rincon Ferreira, o jornalista Ingresson Derze, do AmazonSat, e o coordenador do Programa Bemol de Educação ao Consumidor, Jaderson Pinheiro. Na pauta o apoio na divulgação do prêmio através dos Câmpus do IFAC localizados em todas as regionais do Estado e nossa participação com dois projetos: a Incubadora de Empreendimentos de Base Tecnológica e da Economia dos Setores Popular e Tradicional do Acre – INCUBAC e o Centro Vocacional Tecnológico de Referência em Agroecologia e Produção Orgânica do Acre – CVT Agroecologia.

Ciclo de reuniões da PROEN

ppiDesde segunda-feira, 28, até esta quarta-feira, 30, que a nossa Pró-reitoria de Ensino, vem realizando um ciclo de reuniões. Temas importantes foram discutidos como as demandas e ofertas para Educação Indígena no IFAC, o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do IFAC e o quadro de servidores docentes, com avaliação sobre processos de movimentação do pessoal, como cessão, contratação, redistribuição e remoção. Uma iniciativa da pró-reitora Lucilene Acácio e sua equipe, que mostra nossa preocupação com o IFAC para o futuro. Parabéns a tod@s envolvid@s.

Avaliação da participação na SBPC

Avaliaçãoquatro

Ao finalizar a participação do IFAC na SBPC, quero dizer que foi motivo de orgulho ter o IFAC neste evento, participando ativamente em mesas redondas, com exposições de pôsteres, no Planetário com alunos dos Câmpus Sena Madureira e Cruzeiro do Sul, show na na SBPC Cultural, com o Coral Popular do Câmpus Cruzeiro do Sul, com os minicursos no trailer do NUPA. Agradeço a todos os envolvidos na realização deste que é o maior evento da Ciência do Brasil, especialmente a Universidade Federal do Acre – UFAC como instituição realizadora do evento, juntamente com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Foi uma semana de muito aprendizado, comprometimento e dedicação de pró-reitores, servidores, professores e alunos: desde a comissão organizadora, os diretores dos Câmpus que se empenharam em organizar a participação dos alunos bolsistas, até o 4º Batalhão de Infantaria de Selva – 4º BIS e o Câmpus Rio Branco, que serviram de alojamento para os Institutos Federais.

Agradecimento ao IFSertão Pernambucano

Avaliaçãoum

Não participei do encerramento das atividades do estande do IFAC na SBPC, no domingo, 27, por ter compromisso agendado com a reunião do III Encontro Internacional de Reitores, na segunda, 28, e terça-feira, 29. O prof. Pedro Plese, presidente da Comissão Organizadora do Estande da Rede Federal na Expo T&C, me representou e agradeceu a participação do IFSertão Pernambucano, representando a Rede Federal, juntamente com o IFAC. Pedi para ele entregar aos professores Bruno Guivares e Ana Guivares, um kit com agenda, pad mouse, pin do IFAC para ser entregue ao colega reitor do IFSertão Pernambucano, prof. Ivaldo José da Silva.

Coral do IFAC/Câmpus Cruzeiro do Sul na SBPC

Coralczs

Um momento de descontração durante a apresentação do Coral Popular do IFAC/Câmpus Cruzeiro do Sul, realizada  na sexta-feira, 25, no palco principal da SBPC Cultural. Foram mais de 50 minutos de um repertório maravilhoso que contaram três décadas da MPB. Ouvi elogios, como do líder indígena Antônio  Keâmu Bake Hunikuí, da tribo Hunikuí Txanahuya, de Feijó, que ficou encantado com o coral. Parabéns ao prof. Emerson Gaspar, aos técnicos, professores, alunos do IFAC e a comunidade externa, que participam do coral.

Coralczsum

Coralczsdois

Bate-papo com alunos de Cruzeiro do Sul

Alunos

Depois de participar do 1º Encontro de Escolas Técnicas da Região Norte, na sexta-feira, 25, estive conversando com os alunos do IFAC/Câmpus Cruzeiro do Sul, acompanhada pelo prof. Marlo Araújo, no ônibus que os levariam para a UFAC, onde o Coral Popular de Cruzeiro do Sul, do IFAC, faria apresentação na abertura do show do João Donato. Uma conversa sobre participação, democracia e valorização do ensino. Acredito que é possível realizar um trabalho em parceria com a comunidade acadêmica, com transparência, diálogo e, acima de tudo pensando no bem comum.

Alunosum

Alunos do IFRR e IFRO

Roraima

Uma parada antes da minha participação na mesa redonda sobre os IFs na SBPC, para um bate-papo com os alunos do Instituto Federal de Roraima. Acompanhados pela profa. Edinalva Vieira, os alunos Danilo Dedonno, Ícaro Arruda, Leonardo dos Santos e Raiane Souza fizeram questão de conhecer o trabalho que desenvolvemos no IFAC. Na sexta-feira, 25, o diretor geral do Câmpus Rio Branco, Márcio Bonfim, a meu pedido os recebeu, juntamente com a profa. Edilene da Silva Ferreira, diretora de Ensino e a coordenadora do Integrado, profa. Risonete, para conhecerem a estrutura do Câmpus. No mesmo dia, a profa. Irla Micaele e a aluna Jamile Macedo, do Instituto Federal de Rondônia, acompanhadas pela profa. Eliane Auxiliadora, estiveram visitando a unidade.

Roraimaum

Encontro de Escolas Técnicas

Encontro

Na sexta-feira, 25, estive na abertura do 1º Encontro de Escolas Técnicas da Região Norte, organizado pela União Brasileira de Estudantes Secundaristas, a UBES, a convite da presidente da entidade, Bárbara Melo. O evento faz parte da SBPC e participei como reitora do IFAC e representante do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Aléssio Trindade. Um tema importante discutido por pessoas ligadas ao tema, além da forte presença de alunos do Sistema S e do IFAC/Câmpus Cruzeiro do Sul. No sábado, 26, a coordenadora do PRONATEC/IFAC, Jailene Soares, será uma das palestrantes. O encontro é preparatório para o Encontro Nacional que acontecerá em 2015. O IFAC é parceiro e vai colaborar para que alunos dos nossos Câmpus participem.

Encontroum

Encontrodois