Arquivo mensais:setembro 2014

Capacitação de Gestores

Capacitação de gestores

Estive na sexta-feira, 26, participando da Capacitação de Gestores, organizado pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas – PROGP. Foi um momento muito importante para todos os gestores e contou com a participação da master coach Sônia Regina Guimarães, que ministrou a palestra “Liderança de Alta Performance”, e da profa. Valquíria Martinho, ambas do Instituto Federal de Mato Grosso – IFTM. O evento ocorreu durante o dia todo e as experiências e dinâmicas realizadas durante a capacitação mostraram a importância da liderança na condução das ações do instituto federal. Agradeço a toda a equipe que organizou o evento, a todos os gestores que se dedicaram na capacitação e, em especial, a Sônia Guimarães, que encontrou um espaço em sua agenda para contribuir com o IFAC neste trabalho de capacitação dos nossos gestores. Na foto estou com a profa. Valquíria à minha direita, e a coach Sônia, à esquerda.

Reunião do Colégio de Dirigentes

Na quinta-feira, após participar da abertura do Planejamento do Câmpus Rio Branco, estivemos reunidos com diretores dos Câmpus, com Pró-reitores, diretores sistêmicos, conforme calendário aprovado. Antecipamos da sexta-feira, 26, para a quinta-feira, 25, devido a capacitação de gestores. A reunião do Colégio de Dirigentes é um momento especial porque acompanho as ações desenvolvidas em cada unidade e tenho a oportunidade de apresentar todo o planejamento para o mês seguinte.

Reunião colégio de dirigentes

Entrega de tabletes para professores

Entrega do tablet

Durante a reunião com os professores do Câmpus Rio Branco, na quinta-feira, 25, entregamos simbolicamente o tablete para a diretora de Ensino Pesquisa e Extensão, profa. Edilene Ferreira, em nome de todos os docentes daquela unidade. Este programa conta com o apoio do Governo Federal, dentro do Programa de Modernização da Rede Federal para o Uso de Tecnologias Educacionais, que tem como objetivo incorporar o uso das tecnologias à rotina dos docentes. Iniciamos a entrega pelo Câmpus Cruzeiro do sul e vamos atingir todos os nossos câmpus.

Planejamento Câmpus Rio Branco

Planejamento Câmpus RB

Participei, na quinta-feira, 25, do Planejamento do 2º semestre do Câmpus Rio Branco. Na oportunidade fiz questão de compartilhar algumas ações que estamos desenvolvendo neste cinco meses da gestão, como as capacitações, o investimento em esporte e cultura, a descentralização das atividades nos câmpus. Para atender os professores que atuam em pesquisa, vamos implementar o Cartão Pesquisa e a Bolsa Extensão, que irão contribuir no fortalecimento dessas duas áreas importantíssimas para o IFAC.

Saúde e Qualidade de Vida dos Servidores

Só é possível trabalhar feliz estando bem de saúde e primando pela qualidade de vida. É isso que espero para mim e todos os meus colegas do IFAC. Por isso foi tão satisfatório abrir a primeira ação do Programa de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida do Servidor em Cruzeiro do Sul. A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e o Câmpus capricharam nas parcerias com a Coordenação Municipal de Saúde e com a fisioterapeuta Debora Meirelles com a oferta de atividades de orientações preventivas. Aproveitei o encontro também para entregar ao Prof. Marcondes o primeiro tablet do Programa de Modernização da Rede Federal para o Uso de Tecnologias Educacionais.

blog_qualidade

Visita a APADEQ

blog_apadeq

Outra excelente surpresa da viagem à Cruzeiro do Sul foi estreitar parceria com a Associação de Pais e Amigos de Dependentes Químicos – APADEQ, organização não-governamental vizinha do IFAC/Câmpus Cruzeiro do Sul. Com o diretor do Câmpus, Prof. Marcondes, da diretora de Projetos Especiais, Jailene Soares, do assessor Fábio Oliveira e dos professores Bráulio Gonçalves e Jozângelo Fernandes fomos muito bem recebidos pelo senhor Raimundo Felício dos Santos (Sr. Branco como é conhecido) e pelo topógrafo Josafá Rabanaque. Dialogamos sobre a organização das terras do IFAC e da APADEC e parcerias como cursos e palestras que as duas instituições estarão promovendo. Visitamos toda a estrutura da unidade e também assistimos um espetáculo do coral dos internos. Saímos de lá leves pelo lindo trabalho realizado pela ONG e também pela boa nova que em breve o Câmpus Cruzeiro terá sua Fazendinha.

Pronatec no Vale do Juruá

Esta semana cumpri série de agendas importantes e emocionantes em Cruzeiro do Sul. Começando pela entrega de kits de materiais para mais de 300 alunos de formação inicial e continuada que ministramos no Vale do Juruá pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC. Muito bem organizado, a atividade no Teatro dos Náuas, reuniu futuros profissionais para o mundo do trabalho dos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves para uma palestra sobre “Empreendedorismo e Inovação”. Parabéns a toda a equipe do PRONATEC pela feliz iniciativa!

blog_pronatec

Exemplo

Blog da reitora

O exemplo do aluno Kellyton Lindoso, aluno do 6º período de Biologia do IFAC/Câmpus Rio Branco é fantástico: um espírito empreendedor e transformador aos 18 anos. Seu envolvimento em experiências no curso fez com que percebesse que é possível transformar a realidade. Fico feliz quando leio que o IFAC contribui para que jovens talentosos igual ao Ton tenham esta visão de que a mudança está na Educação.

I Copão

blog_copao

Sucesso total o I Copão de Futebol dos Servidores do IFAC e no amistoso entre alunos Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Todos foram campeões na organização, alegria e entrosamento. Iniciativas como essa fazem consequentemente a diferença nas relações de trabalho também. Obrigada ao Câmpus Cruzeiro pelo carinho como anfitriões. Agradeço também a todos os organizadores desta festa. Na próxima, espero que as meninas também participem.

Processamento de Pescado

blog_pescado

Na mesma noite em Cruzeiro do Sul tive a felicidade de acompanhar as atividades de análise sensorial do curso de Operador de Processamento de Pescado do PRONATEC no laboratório móvel do Núcleo Aplicado de Pesca e Aquicultura – NUPA do Câmpus Cruzeiro. Todos os alunos são pescadores ou filhos de pescadores, a maioria mulheres. O curso foi demandado pela Colônia Z-1. Melhor ainda é saber que com o Complexo de Piscicultura do Vale do Juruá em breve eles tem excelentes perspectivas com esta formação. Ah, parabéns a Profª Nardele pelas aulas e a Profª Aline pela coordenação do programa. As receitas preparadas pelos alunos estavam deliciosas!