Arquivo mensais:outubro 2014

Aldeia do povo verdadeiro

blog_caucho

Huni Hui significa Povo Verdadeiro. E realmente o são.  Valeu atravessar a distância das estradas e dos rios para chegar a aldeia do Caucho, em Tarauacá, para a certificação de avicultores pelo PRONATEC. Fomos recebidos com fogos, danças, músicas, pinturas e fartura de frutas e ovos, demonstrando a soberania alimentar. Acompanhada da equipe de gestores do IFAC e do prefeito Rodrigo Damasceno conheci a escola, biblioteca e as casas que estão sendo construídas na comunidade, ações do Governo Federal.

O nascimento de um coral

Fechando o ciclo de certificações pelo Centro-Norte do Estado, participei da cerimônia de certificações de mais de 200 jovens pelo PRONATEC em Tarauacá. Ouvi lindos depoimentos de sucesso profissional que o programa tem proporcionado no município e prestigiei muito feliz o nascimento do Coral do IFAC/Câmpus Tarauacá que cantou o hino da cidade, com todo o apoio do irmão mais velho, o Coral Popular do IFAC/Câmpus Cruzeiro do Sul, este já com três anos de existência. Estão  compreendendo que somos um só IFAC, e isso me deixa muito feliz!

blog_tarauaca

Provas de sucesso do PRONATEC

A Câmara Municipal de Feijó abrigou a certificação de cursos FIC do PRONATEC também. Uma coleção de histórias de sucesso, como de jovens que conseguiram o primeiro emprego na iniciativa privada e até pública através de concurso. Mais de 200 pessoas da cidade e do campo estão mais preparadas para empreenderam com este programa do Governo Federal.

blog_feijo

Aldeia Morada Nova – Feijó

blog_morada

Em Feijó fomos carinhosamente recebidos pela etnia Shanenawá na aldeia Morada Nova para certificações de cursos de Fruticultor e Avicultor do PRONATEC. Não há palavras que eu consiga traduzir a recíproca troca de conhecimentos.  Eles agradeceram com artes através de músicas, danças e pinturas corporais. Nós aprendemos e já estamos nos articulando para em 2015 ofertarmos mais cursos nas aldeias, adequando as formas de transmissão e contratando professores e agentes indígenas e não-indígenas no apoio.

PRONATEC no Juruá

blog_czs

Semana intensa de certificações de cursos de Formação Inicial e Continuada do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC nas regionais de Cruzeiro do Sul e Tarauacá-Envira. Em Cruzeiro participei de cerimonia de certificação coletiva dos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. O Teatro dos Náuas estava lotado. O Coral de Cruzeiro do Sul mais uma vez emocionou a todos. Me orgulho do trabalho que vem sendo realizada com tanto carinho pelos gestores deste programa que veio realmente revolucionar o ingresso de milhares ao mundo do trabalho.

Semana de Iniciação Científica

Encontrei em Cruzeiro do Sul o colega de profissão Edson Alves de Araújo, docente da Universidade Federal do Acre/Câmpus Floresta na área de Ciência do Solo. Ele foi o palestrante convidado da IV Semana de Iniciação Científica do IFAC/Câmpus Cruzeiro do Sul. Ações como essa estimulam os estudantes a irem além das salas de aula, aprendendo ao mesmo tempo ousando pesquisar e descobrir coisas novas.  Na foto estou com os gestores do Câmpus Cruzeiro e meu querido colega.

blog_sic

Parabéns ao Servidor do IFAC

cartão dia do servidor publico

Quero nesta terça-feira, 28, agradecer a cada servidor, a cada servidora do IFAC, pelo compromisso, pela determinação, pelo apoio, pelo respeito, pela dedicação. Não tenho palavras para demonstrar os meus sinceros votos de que cada um servidor, cada uma servidora, encontre nesta instituição, o que encontrei: realização profissional, compromisso com a educação, amor a esta missão que cada um assumiu. Parabenizo a tod@s que nos ajudam a construir uma nova história do IFAC!

Confraternização e prevenção

Blog_qualidade de vida

Acompanhei as atividades desenvolvidas nesta segunda-feira, 27, pela Pró-reitoria de Pessoas, como parte da Semana do Dia do Servidor Público no IFAC. Uma manhã de confraternização, com um delicioso café, ações de saúde e uma palestra sobre a prevenção do câncer de mama. Quero agradecer a participação de tod@s e parabenizar a equipe da PROGP, que se envolveu e mostrou a importância do servidor cuidar da própria saúde e dos seus familiares. Qualidade de vida é consequência de vários fatores, saúde, educação e cultura estão entre os principais, por isso, enfatizamos com esse programa que cada servidora e cada servidor fique atento a si e ao seu ente mais próximo.

Blog_qualidade de vidaum

Blog_qualidade de vidadois

Qualidade de Vida do Servidor

convite_progp

 

Nesta segunda-feira, 27, a partir das 8h, vamos realizar atividades dentro do “Programa Saúde e Qualidade de Vida dos Servidores”, em comemoração ao Dia do Servidor Público. A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas organizou uma série de atividades voltadas para a saúde: nossos servidores receberão atenção especial com atendimento com profissionais que estarão realizando aferição de pressão arterial, teste de glicemia e vacinas, entre outros. Em seguida será servido um café da manhã de confraternização e palestra sobre prevenção do câncer de mama, como parte da Campanha Outubro Rosa, que o IFAC está integrado durante este mês.

Reunião do Conselho Superior

Participei nesta manhã, 24, da 2ª reunião Ordinária de 2014, do Conselho Superior do IFAC. Na pauta assuntos importantes para a gestão, a aprovação da Resoluções que regulamentam a Capacitação de Servidores, a implantação da Pesquisa Aplicada, PPCs dos cursos dos diversos Câmpus e discussão das minutas da Resolução do Estatuto do IFAC e afastamento de servidor para qualificação. Os conselheiros, representantes de instituições públicas e privadas, dos servidores e da sociedade civil estão contribuindo para que esta gestão avance em várias áreas importantes para o IFAC.

Conselho superior_blog