Arquivo mensais:novembro 2014

Documentários do CVT

Já estão à disposição no site do IFAC e na REDE IFAC, os documentários produzidos pelo Centro Vocacional Tecnológico de Referência em Agroecologia e Produção Orgânica do Acre – CVT Agroecologia sobre produção familiar. Os documentários são resultados de pesquisas e contam com relatos de ações praticadas em campo que podem ser usadas por extensionistas, agricultores, pesquisadores e alunos. São relatos de experiências na Colômbia e nos Estados do Amapá, Rondônia e Acre.

Política de incentivo a projetos

Editais_Proex_destaque

Após a publicação dos editais da Pró-reitoria de Extensão, que darão apoio aos projetos de Cultura, Esporte e Lazer e Extensão Tecnológica, venho convidar docentes, técnicos e alunos a participarem do processo de seleção que se inicia na próxima segunda-feira, 24, até o dia 6 de janeiro de 2015. É uma conquista da comunidade do IFAC e uma reivindicação antiga de todos para que a instituição oferecesse apoio financeiro a estes projetos que incentivam práticas científicas, culturais e esportivas, tornando nosso ambiente acadêmico mais dinâmico, interessante e inclusivo. Agradeço a equipe da PROEX, coordenada pelo prof. Abib, que se dedicou na elaboração dos editais. Agora temos uma política de incentivo, pois a criatividade já estava presente nos nossos Câmpus: a I Mostra de Artes é um exemplo disso.

Editais_Proex_um

Ajuda ao Câmpus Tarauacá

Enchente Tarauacádois

Neste momento de dificuldades que servidores e alunos do Câmpus Tarauacá enfrentam devido à enchente do Rio Tarauacá, estamos mobilizando todos os Câmpus da instituição para arrecadar roupas, roupa de cama, produtos de limpeza, alimentos não perecíveis e água. Os diretores dos Câmpus estão sendo orientados a realizarem campanhas de arrecadação junto aos servidores, alunos, professores e a comunidade. Os Câmpus de Rio Branco, Câmpus Avançado Baixada do Sol, Câmpus Sena Madureira, Câmpus Xapuri e o Anexo do Câmpus Cruzeiro do Sul serão pontos de arrecadação, além da Reitoria e Anexo da Reitoria. Nesta quarta-feira vou levar à Reitoria roupas que já separei para ajudar na campanha. Espero contar com a participação de todos.

É campeão e vice-campeã!

front

No sábado, 15, as equipes de Handebol, masculino e feminino, do IFAC, formadas por alunos e alunas do Câmpus Rio Branco e Câmpus Avançado Baixada do Sol participaram das finais da COPA CEA e ficaram com o primeiro e o segundo lugares.  Para nós, do IFAC, vitórias importantíssimas, pelo trabalho que está sendo realizado pelos dois Câmpus. Parabéns às duas equipes pela garra, à profa. Maria Erlene, pela dedicação, e ao ex-diretor do Câmpus Rio Branco, Márcio Bonfim, pelo incentivo à equipa masculina, que já chegou a quatro finais.

Artes no IFAC

Mostra

Um evento que deve ser realizado todos os anos, a I Mostra de Artes, realizada nos dias 13 e 14 é o resultado de um trabalho que está sendo realizado nos Câmpus, com o apoio da Pró-reitoria de Extensão. Assisti às apresentações, vi o brilho nos olhos de professores e seus alunos que se envolveram nos trabalhos expostos e nos corais de Xapuri, de Cruzeiro do Sul e de Sena Madureira. Parabéns aos que estiveram no evento, apresentando o que há de melhor em artes no IFAC. Agradeço o empenho da equipe da PROEX e a UFAC, que foi parceira do evento e apresentou os eu coral.

Mostracinco Mostradois Mostraquatro Mostraseis Mostratres Mostraum

Visita do INCRA

BlogConversei, hoje, à tarde, com o Superintendente do Instituto de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, Reginaldo Ferreira, e o coordenador de Meio Ambiente do órgão, Aristóteles Barros. Durante nossa conversa definição de futuras parcerias e a formalização do termo de cooperação técnica para estágio de alunos do IFAC na instituição. O IFAC tem realizado vários termos de cooperação com os órgãos federais instalados no Acre, como forma de abrir diálogo para estágios dos nossos alunos.

Parabéns, Bantel

Blog Bantel

BantelQuero compartilhar a alegria de ter indicado o nome do colega Bantel para receber a Comenda Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e aceito pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Conif, em reconhecimento aos serviços prestados à Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil. A entrega da Comenda ocorreu na terça-feira, 11, durante a realização da 38ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) e foi uma justa homenagem ao professor Bantel. Eu fiz a indicação, mas o fato que quero destacar, é que a homenagem foi uma decisão consensual entre os reitores dos Institutos Federais da Região Norte e reflete toda dedicação e comprometimento que o professor Bantel tem, não somente ao IFAC, mas à Educação, em sua vida profissional. Parabéns, Bantel, pela homenagem, que se junta a outras recebidas ao longo da sua carreira como professor!

I Mostra de Artes do IFAC

convite_I Mostra_de_artesIFAC

Convido todos os professores, servidores e alunos para participarem da I Mostra de Artes do IFAC, que está sendo organizada pela Pró-reitoria de Extensão. O evento conta com a participação de professores e alunos de Artes dos Câmpus Rio Branco, Xapuri, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul e Câmpus Avançado Baixada do Sol. Durante dois dias, quinta-feira (13), a partir das 18h, e sexta-feira (14) teremos apresentações de corais, teatro, obras artísticas, e um debate para discutir os rumos da cultura no IFAC em 2015.

Coneppi 2015

Encerramento Connepi

Quero agradecer ao Pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, prof. Pedro Plese que coordenou a equipe que participou do Connepi 2014, realizado em São Luís, no Maranhão, bem como professores e alunos que representaram o IFAC neste importante evento da Rede Federal. No próximo ano a responsabilidade da realização do Connepi 2015 será nossa e esperamos contar com o apoio de todos. No final do evento em São Luis, foi exibido o vídeo-convite aos presentes e os alunos reforçaram para que todos venham ao Acre no próximo ano.

Reditec 2014

Estou participando da 38ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2014). A abertura ocorreu na segunda-feira (10), e na terça-feira (11) participei da primeira mesa de debates com o tema “Atuação territorial dos institutos federais na agenda de desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional”, com a participação da gerente executiva do Pacto Gaúcho pela Educação da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Sul, Maria Inês Zulke, e o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Aléssio Trindade de Barros.

Reditecdestaque