Arquivo mensais:fevereiro 2015

Visita do ministro Gilberto Occhi a Xapuri

SNesta sexta-feira, 27, o Ministro de Integração Social, Gilberto Occhi, o governador do Estado, Tião Viana, e uma comitiva de senadores e deputados visitaram o município de Xapuri e conheceram o trabalho da equipe composta por professores, alunos, terceirizados do IFAC/Câmpus Xapuri, durante a enchente do Rio Acre. Quero agradecer ao diretor geral da nossa unidade no município, prof. Joel Lima, pela dedicação e apoio, não somente neste período, mas em todas as ações da instituição, além de dizer a todos os docentes, técnicos e pessoal das empresas prestadoras de serviços que estão colaborando neste momento de solidariedade, o nosso muito obrigado.

 

 

Promulgação da PEC da Ciência, Tecnologia e Inovação

Emenda_blog

Acompanhei a solenidade de promulgação da Emenda que incentiva a Inovação Tecnológica, realizada na quinta feira, 26. Na oportunidade,  juntamente com o Reitor do IFB, prof. Dr. Wilson Conciani, participei da solenidade representando o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Conif, ocasião em que fomos recebidos e cumprimentados pelo presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros.

Foi um momento especial para a Ciência, Tecnologia e Inovação, pois a promulgação da emenda representa um avanço com a ampliação das entidades que poderão receber apoio financeiro do poder público, e outras medidas aprovadas que irão melhorar o intercâmbio de conhecimentos e a maior liberdade na administração dos recursos destinados às pesquisas.

Emenda_blogum

Emenda_blogdois

Deputada Jéssica Sales irá apoiar ações no Juruá

IMG_0800

Durante minha visita à Câmara dos Deputados, acompanhada do assessor especial da Reitoria, prof. Fábio Storch, estive no gabinete da deputada federal Jéssica Sales. Após mostrar as ações da atual gestão nas regionais do Acre, com ênfase no Vale do Juruá,  ela agradeceu nossa visita, pois proporcionou-lhe a oportunidade de conhecer melhor a proposta de Educação desenvolvida pelo IFAC. A deputada colocou seu mandato à disposição para o fortalecimento e expansão da oferta no Vale do Juruá, área em que vai investir as emendas parlamentares. A deputada incluiu o IFAC em seu planejamento para emendas que serão apresentadas em 2015.

 

Apoio do deputado federal Alan Rick ao IFAC

Visita parlamentares_blogNa agenda de visitas aos gabinetes dos deputado federais, estive conversando com o deputado federal Alan Rick e fiquei satisfeita: para ele, a Educação é uma de suas bandeiras e defenderá a destinação de recursos ao IFAC ficando já definida uma visita à Reitoria, bem como a inclusão das ações institucionais em suas emendas parlamentares de 2015, além de empenho na articulação de recursos para o CONNEPI 2015.

Visita parlamentares_blog_tres

Visita ao deputado federal Raimundo Angelim

Visita parlamentares_blog_um

Visitei, na quarta-feira, 25, em Brasília, o gabinete dos deputado federal Raimundo Angelim. A visita faz parte da agenda da Reitoria para apresentar o IFAC aos parlamentares recém-empossados para o mandato 2015/2018. A experiência do deputado Raimundo Angelim, como prof. da UFAC e ex-prefeito de Rio Branco, vai garantir um mandato voltado para a Educação acreana.

Visita parlamentares_blog_dois

Na reunião, fiz uma explanação da instituição e das necessidades da ampliação de nossas unidades com investimentos na área de expansão e restruturação, capacitação de servidores e bolsas de Pesquisa e Extensão, além uma breve apresentação do X CONNEPI – Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação que será sediado no Acre em 2015.

O resultado da visita de cortesia ao deputado federal Raimundo Angelim é o apoio à Educação. Para o deputado Raimundo Angelim o IFAC possui um grande papel social e manifestou sua felicidade em poder contribuir com a expansão da Educação no Estado do Acre. Ao final, ele colocou seu mandato à disposição ficando agendada uma visita ao IFAC bem como a inclusão dos projetos  da instituição em seu planejamento para as emendas parlamentares de 2015. 

Posse do reitor do IFRN na presidência do Conif

Posse_conif_blog

Estive na posse do novo presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), prof. Belchior de Oliveira Rocha, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A solenidade, realizada na quarta-feira, 25, contou com a participação do Ministro da Educação, Cid Gomes. O assessor especial da Reitoria, prof. Fábio Storch, e a presidente da União Brasileira de Estudantes Secundarista, UBES, Bárbara Melo, participaram da solenidade. Tenho participado intensamente das reuniões do Conif, porque entendo que o IFAC, desta forma, contribui com as ações para a expansão da Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil. Sucesso à gestão 2015 da Diretoria Executiva do Conif.

Posse Conif_um

Posse_conif_blogum

Parceria com The New York Botanical Garden

Reunião Botanaical_blog

Uma reunião realizada com o apoio da profa. Dra. Almecina Balbino Ferreira, na quarta-feira 25, abriu o diálogo entre o IFAC e o The New York Botanical Garden para futuras parcerias e convênios. Não pude participar da reunião porque estava em Brasília, na posse do novo presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O prof. Abib, pró-reitor de Extensão e a profa. Iliane, diretora de Planejamento e Desenvolvimento Internacional conduziram a reunião com o Ph. D. Douglas Daly, diretor do Instituto de Botânica Sistemática do The New York Botanical Garden. A reunião contou com a participação do pesquisador Amauri Siviero, da Embrapa, professores e gestores e abre perspectivas positivas para a capacitação de nossos professores, intercâmbio e oferta de cursos para a comunidade.

Apoio a Xapuri e Tarauacá

Enchentexapuri_frontEstou participando da reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), desde o dia 25 até 27 de fevereiro, mas tenho mantido contato direto com os diretores dos Câmpus Xapuri e Tarauacá, neste momento de apoio e solidariedade às famílias desabrigadas pela enchente do Rio Acre. Antes de viajar, me reuni com os diretores Joel Lima, do Câmpus Xapuri, e Sérgio Flórido, do Câmpus Tarauacá, para que deem total apoio às autoridades locais. Peço aos colegas do IFAC, servidores, docentes e aos nossos alunos, que colaborem doando alimentos, material de limpeza, fraldas e leite. Colaborem com o que vocês puderem!

Locais de arrecadação:

Reitoria: Rua Coronel José Galdino, 495 – Bosque
Anexo da Reitoria: Rua Coronel Alexandrino, 235, Bosque
Câmpus Rio Branco: Av. Brasil, n° 920 – Bairro Xavier Maia
Câmpus Avançado Baixada do Sol: Rua Rio Grande do Sul 2.600 (próximo ao Ginásio Coberto) – Aeroporto Velho
Anexo ao Câmpus Cruzeiro do Sul: Rua Coronel Mâncio Lima, nº 83, 2º Andar – Centro
Câmpus Sena Madureira: Rua Antonio Nicácio Teixeira, 821 – Bairro Pista
Câmpus Xapuri: Rua Coronel Brandão, nº 1.622 – Centro

Doações

Front_ifac_solidrio

Atendendo pedido do prof. Joel Lima, diretor do IFAC/Câmpus Xapuri, peço que todos ajudem a doar material de limpeza, alimentos e produtos para crianças. Estes são as principais necessidades para atender aos desabrigados da enchente do Rio Acre. Precisamos arrecadar gêneros alimentícios não perecíveis e produtos para crianças, como leite, fralda e água potável.

Apoio aos desabrigados

doacao_tk1 (1)

Iniciamos, nesta quarta-feira, 25, uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis e roupas que serão doados aos desabrigados da enchente do Rio Acre, nos dois municípios em que o IFAC tem Câmpus: Tarauacá e Xapuri. Servidores e alunos estão convidados para participarem de mais este ato de solidariedade. Conversei com os diretores Sérgio Flórido, do Câmpus Tarauacá, e Joel Lima, do Câmpus Xapuri, e percebi a necessidade, de mais uma vez, o IFAC dar o seu apoio à comunidade. As doações podem ser entregues nos seguintes postos de arrecadação:

Reitoria: Rua Coronel José Galdino, 495 – Bosque
Anexo da Reitoria: Rua Coronel Alexandrino, 235, Bosque
Câmpus Rio Branco: Av. Brasil, n° 920 – Bairro Xavier Maia
Câmpus Avançado Baixada do Sol: Rua Rio Grande do Sul 2.600 (próximo ao Ginásio Coberto) – Aeroporto Velho
Anexo ao Câmpus Cruzeiro do Sul: Rua Coronel Mâncio Lima, nº 83, 2º Andar – Centro
Câmpus Sena Madureira: Rua Antonio Nicácio Teixeira, 821 – Bairro Pista
Câmpus Xapuri: Rua Coronel Brandão, nº 1.622 – Centro