Arquivo mensais:maio 2015

Reunião do Conif

mec (1)

Participei da 52ª reunião ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), realizado em Recife-PE, nos dias 25 e 26 de maio. O ministro da Educação, prof. Renato Janine Ribeiro, esteve presente na reunião que teve na pauta, o orçamento da Rede Federal no ano de 2015, a Matriz Orçamentária do Conif em 2016, códigos de vagas e concursos e uma nova proposta de agenda na Finlândia. Na reunião a reitora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e coordenadora da Câmara Temática de Pesquisa e Inovação do Conif, Maria Clara Kaschny, falou sobre a proposta de realização do Mestrado em Rede, visando à qualificação de servidores da Rede Federal. A proposta é formar comissões para levantar quais os programas de pós-graduação ofertados pelos institutos da Rede. 

conif-fmept 1

conif-fmept 2 conif-fmept 1

Fórum Mundial e divulgação do Connepi

conif-fmept 3

Estamos participando da reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que acontece durante o III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica em Recife, no período de 26 a 29 de maio. O FMEPT reúne todas as instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O IFAC está presente no Fórum para participar das discussões envolvendo o tema Diversidade, Cidadania e Inovação, através de ações autogestionadas. Estamos também divulgando no Fórum no nosso estande o X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, um dos mais importantes eventos da Rede Federal e que este ano será sediado pelo IFAC, em Rio Branco. Somada à divulgação do Connepi, uma das atrações do estande é a mala da campanha Partiu Acre, da Secretaria de Turismo e Lazer, parceira do IFAC neste evento.

Fórum Mundial (600x363)

Apoio à Semana dos Alimentos Orgânicos

Semana Dos Alimentos Orgânicos (600x400)

Quero agradecer ao prof. Abib Araújo, pró-reitor de Extensão, que participou da abertura da 11ª Semana dos Alimentos Orgânicos, realizada na segunda-feira, 25, representando o IFAC, e ao pesquisador da Embrapa/AC, Amauri Siviero, que ministrou a palestra sobre o Centro Vocacional Tecnológico de Referência em Agroecologia (CVT Agroecologia), também durante o evento. O IFAC apoia a iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio das superintendências federais de agricultura dos Estados, que visa esclarecer aos consumidores o que são os produtos orgânicos, seus benefícios ambientais, sociais e nutricionais, a fim de estimular o consumo e facilitar o acesso a essa forma de produto diferenciado. O CVT Agroecologia faz parte da Comissão de Produção Orgânica (CPOrg) no Estado e o IFAC participou ativamente da programação. Agradeço à direção do Câmpus Avançado Baixada do Sol, que levou alunos do curso de Aquicultura, e o Coral para a abertura oficial da Semana, regido pelo prof. Douglas Luiz.

Site (2) (600x400) Site (3) (600x400) Site (8) (600x400)

Certificações Pronatec e Mulheres Mil

Certificações PRONATEC (600x400)

Quero parabenizar a pedagoga Jailene Ribeiro Soares e equipe da Diretoria Sistêmica de Programas Especiais, pelas certificações que estão ocorrendo em todos os polos do IFAC, dos cursos ofertados pelo PRONATEC e Programa Mulheres Mil, neste mês de maio. São 600 novos profissionais que estão aptos para o mercado de trabalho, como Camareiras, Recepcionistas, Piscicultores, Suinocultores, Aquicultores, Auxiliares Agropecuário, Agentes de Desenvolvimento e Cooperativistas e Recicladores. O auditório do Câmpus Rio Branco, onde aconteceram as certificações do Polo em Rio Branco, na segunda-feira, 25, ficou pequeno para o número de participantes que levaram seus familiares para a certificação. Parabéns a todos.

Posse dos membros da PCCTAE

Posse PCC_TAE (600x400)

Foram empossados durante a reunião do Conselho Superior, realizada na sexta-feira, 22, presidida pelo prof. Fábio Storch, assessor especial da Reitoria, os novos membros da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Cargos e Carreiras dos Técnicos-Administrativos em Educação do IFAC (CIS-PCCTAE) eleitos através dos votos dos seus pares. Assumiram os cargos os membros titulares Ana Géssyka Araújo de Carvalho Gomes, da Reitoria, Andressa da Silva Bernardes, do Câmpus Rio Branco, e Francisco Alex de Oliveira, do Câmpus Cruzeiro do Sul. Nesta gestão estamos atuando de forma que todos os setores da instituição estejam representados nas comissões internas. Parabéns e um excelente trabalho à comissão.

Reunião com os parceiros do IFAC no Campo

Siminário EPT do Campo_rb (1) (600x400)

Após a abertura do Seminário, fizemos questão de conversar com todos os parceiros que ajudaram o IFAC a realizar o I Seminário de EPT do Campo, na sala da direção da Escola da Floresta e que nos ajudam a desenvolver as ações no Acre. Quero continuar as parcerias que tanto têm contribuído para que o IFAC possa desenvolver suas atividades em todo o Estado. Aliás, quero agradecer ao Instituto Dom Moacyr, na pessoa da diretora-presidente Rita Paro, e ao diretor da Escola da Floresta, prof. Assis, que cederam toda a estrutura para a realização do evento em Rio Branco: auditório, refeitório e salas de aula. Parabenizo a equipe da Diretoria Sistêmica de Projetos Especiais que esteve à frente das duas etapas, em Cruzeiro do Sul, e em Rio Branco.

I Seminário de EPT do Campo

Siminário EPT do Campo_rb (3) (600x400)

Participei da segunda etapa do I Seminário de Educação Profissional e Tecnológica do Campo, organizado pelo IFAC em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e as Secretarias de Estado de Educação (SEE) e de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (SEAPROF). As atividades aconteceram dia 21, na Escola da Floresta, reunindo representantes de lideranças rurais, gestores, extensionistas, instituições públicas e privadas, alunos e servidores da Rede Federal de Educação Profissional de 14 municípios de três regionais do Estado – Alto Acre, Baixo Acre e Vale do Purus. Um momento de discutir o que podemos oferecer para nossos alunos e fortalecer as parcerias com os órgãos e instituições do Estado.

Siminário EPT do Campo_rb (2) (600x400)

Reunião com alunos do Câmpus Sena Madureira

Alunos SM (600x400)

Estive no Câmpus Sena Madureira, no dia 20, para conversar com os alunos dos cursos técnicos e superiores, sobre Assistência Estudantil, criação e fortalecimento dos grêmios estudantis e centros acadêmicos. Desde o início de maio que venho realizando estas reuniões para tratar de questões como representatividade estudantil, criação de grêmios e diretório centrais e sobre as políticas de assistência voltadas aos alunos. Já conversei com os alunos do Câmpus Avançado Baixada do Sol e do Câmpus de Xapuri, e agora vamos aos Câmpus Tarauacá e Cruzeiro do Sul, levando a mensagem de fortalecimento da representatividade dos alunos nas ações do IFAC.

Reunião com a UNE, UBES e alunos de Xapuri

xapuri1

Estive reunida juntamente com as lideranças da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e União Nacional dos Estudantes (UNE),  na segunda-feira, 18, com estudantes dos cursos técnicos e superiores do Câmpus Xapuri. Participaram das reuniões,  o diretor geral da unidade, prof. Joel Bezerra de Lima, a Diretora Sistêmica de Assistência Estudantil, Taita Lima do Nascimento, e o assessor especial da Reitoria, prof. Fábio Storch. Na pauta da reunião Assistência Estudantil, Editais de Permanência em andamento no IFAC,Pró-Cultura e Pró-Esporte, além de monitorias e o apoio a criação dos grêmios Estudantis e dos Centros Acadêmicos.

Reunião com o MEC e Setec

Blog1

Duas reuniões com resultados positivos em Brasília, no dia 14 de maio: uma com o secretário Executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, e a outra com a equipe da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, comandada pelo secretário Marcelo Feres.  No MEC conversamos sobre o orçamento e planejamento do Instituto para o ano de 2015, em que estiveram presentes o secretário de Educação Superior (SESu), Jesualdo Farias, e o deputado federal, Sibá Machado. Além do orçamento, apresentamos as obras dos câmpus do IFAC, a necessidade de verbas para a construção de quadras poliesportivas para as unidades de Cruzeiro do Sul e Rio Branco e conclusão das obras do Câmpus Tarauacá, além da compra de equipamentos para os laboratórios dos cursos de licenciatura do IFAC, prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA 2015). Na Setec fizemos um relato das ações da nossa gestão nos últimos 12 meses ao secretário Marcelo Feres, ao tempo em que reiteramos o convite para o X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, o CONNEPI 2015, do qual seremos anfitriões.

Blog2