Arquivo mensais:agosto 2015

Seminário EaD em parceria com a UFAC

29ago - Blog EaD

O IFAC e a UFAC realizam entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, o seminário “Avanços e Perspectivas da EaD no Acre”. Com o evento pretendemos dialogar com professores e gestores envolvidos nessa modalidade de ensino através dos debates em mesas-redondas, palestras, apresentações de trabalhos científicos, minicursos e relatos de experiências de pesquisas. Uma excelente oportunidade para a comunidade que queira debater e entender mais sobre os avanços dessa modalidade de Educação. Quero parabenizar a Diretoria Sistêmica de Projetos Especiais e todos os envolvidos neste evento, e agradecer a UFAC pela parceria.

Estado reforça apoio ao CONNEPI

governador 2

Visitei o governador Tião Viana, acompanhada do Pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, prof. Pedro Plese, no dia 26, para consolidar a parceria com o Governo do Estado para a realização do X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação – CONNEPI, evento que acontecerá de 30 de novembro a 03 de dezembro em Rio Branco e reunirá pesquisadores, estudantes e professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O governador Tião Viana reforçou seu compromisso em apoiar, elogiando a iniciativa que tem a Educação como alicerce para impulsionar o empreendedorismo. Várias Secretarias de Estado estão se envolvendo com o evento: Secretarias de Ciência e Tecnologia – SECT e de Turismo e Lazer –SETUL, por exemplo, estão participando com espaços de divulgação do Acre no receptivo dos 3 mil participantes esperados.

 

Visita institucional da CGU

31ago - Blog visita CGU

Recebi durante visita institucional, no dia 25, o Chefe da Controladoria-Geral da União – CGU/Regional–AC, Luís Eduardo Santiago Campos, para dialogar sobre projetos e parcerias interinstitucionais. Na ocasião, o IFAC foi convidado para participar do Dia Internacional contra a Corrupção, evento que faz parte da agenda permanente de ações da Controladoria-Geral da União voltadas para a prevenção e o combate à corrupção. O evento acontecerá dia 9 de dezembro de 2015, e o IFAC participará de atividades envolvendo alunos dos Campi, através de exposição de banners e exposição oral, tendo como tema a transparência e ações de controle. Vamos ainda apresentar ações de transparência na gestão, dentre as quais a realização da Reitoria Itinerante, Ouvidoria, transmissão online das reuniões do Conselho Superior (CONSU), a publicização das pautas e atas do CONSU, e a participação dos servidores, alunos e comunidade através de Consultas Públicas para colaboração em documentos importantes da instituição como o Regimento Geral e Plano de Desenvolvimento Institucional.

Avanço nas negociações

conif_home

Em documentos entregues ao MEC e ao MPOG o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) manifestou-se oficialmente sobre a greve dos servidores da Rede Federal, defendendo o avanço nas negociações com as entidades de classe, possibilitando a retomada das atividades nas instituições minimizando, principalmente, os impactos negativos sobre os estudantes. Os documentos foram elaborados em respeito aos servidores e abre espaço para o diálogo com a participação do Conif.

Consulta Pública para contribuições ao Regimento Geral do IFAC

Regimento 600 x 363

O IFAC está com a Consulta Pública aberta desde a segunda-feira, 24, para receber contribuições para o Regimento Geral. A Diretoria Sistêmica de Desenvolvimento Institucional está coordenando esta ação, que é de fundamental importância para a nossa instituição. Convido servidores, alunos e a comunidade em geral a participarem desta consulta, através do link http://www2.ifac.edu.br/novoregimento/. A minuta do Documento Base está à disposição no link e as contribuições devem ser enviadas até o dia 8 de setembro. Participem!

Posse dos membros da CPPD

Posse membros CPPD (3)

Estou muito feliz com a posse dos membros titulares e suplentes da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) realizada durante a realização da 7ª Reunião Ordinária do Conselho Superior, na sexta-feira, 21. A posse foi presidida pelo reitor substituto, prof. Fábio Storch, com a participação dos membros do Conselho Superior. Este é um momento importante, pois a Comissão Permanente de Pessoal Docente é um órgão de assessoramento ao Conselho Superior (Consu) e da Reitoria em assuntos referentes à formulação e ao acompanhamento da execução da política docente.

Posse membros CPPD (4)

Certificação Cursos Técnicos do Campus Rio Branco

DSC_0343 (Copy)

Participei da mesa diretiva da solenidade de certificação dos cursos técnicos em Administração, Recursos Humanos e Segurança do Trabalho juntamente com o diretor-geral do Campus Rio Branco, Prof. Paulo Roberto Souza, o coordenador do eixo Gestão de Negócios, Prof. Milton Euclides da Silva e pela paraninfa das turmas, Profa. Emmanuely Helueny de Andrade. Um momento importante e, como reitora do IFAC, participo de todas as solenidades, porque é um momento de renovação para os gestores e de buscar novas conquistas, para os que estão concluindo os cursos. Quero parabenizar aos novos técnicos e reafirmar o nosso compromisso de continuar ofertando cursos de qualidade nas áreas em que o Estado precisa de profissionais qualificados.

24ago - Blog (1) (Copy)

24ago - Blog (2) (Copy)

24ago - Blog (3) (Copy)

Reunião do Conif e WordSkills

Reunião Conif_Blog

A Diretora Sistêmica de Desenvolvimento Institucional (DSDIN), Gírlen Nunes dos Santos, participou da 55ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e da WorldSkills Competition, eventos realizados no período de 11 a 15 de agosto, em São Paulo, representando o IFAC. A reunião do Conif contou com a participação do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro e do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Feres. Na pauta, debates sobre a educação profissional e a preservação do orçamento da Rede Federal no atual cenário econômico.

Reunião do Conselho Superior online

CONSELHO_SUPERIOR (Copy)

Nesta sexta-feira, 21, a partir das 9h, a 7ª Reunião do Conselho Superior do Instituto Federal do Acre – CONSU/IFAC, será transmitida online para todos os servidores das unidades do IFAC através do link http://ustre.am/1qEF5 e da página do CONSU. Esta é mais uma ação que demonstra a nossa preocupação com a transparência da gestão e dar publicidade às decisões do órgão máximo da instituição.

Parcerias com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia

Visita SECT (Copy)

Recebemos nesta quinta-feira, 13, no Gabinete Institucional, a presença da secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Renata Souza, e da coordenadora da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia Hérika Montilha, para iniciar entendimentos sobre parcerias para  participação dos Campi do IFAC no evento, além do apoio da SECT e participação do stand do Governo do Estado no X Connepi. Outro tema importantíssimo discutido na reunião foi a experiência do IFAC com a Incubadora de Empreendimentos de Base Tecnológica e da Economia dos Setores Populares e Tradicionais do Acre – INCUBAC/IFAC, que tem atuado com cooperativas e resultados positivos  no Campus Rio Branco. Participaram da reunião o Pró-reitor de Inovação, Pesquisa e Pós-graduação, Pedro Plese, o coordenador de Inovação Tecnológica, Pedro Raimundo Soares de Souza, o coordenador de Projetos Tecnológicos, prof. Diones Assis Salla, e a Pró-reitora de Extensão Substituta, profa. Hévea Monteiro Maciel.