Arquivo mensais:setembro 2015

Parceria IFAC e IFAM para Mestrado em Ensino Tecnológico

logompet2

Mais uma boa notícia para nossos servidores: a assinatura do Termo de Cooperação entre o IFAC e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) para a oferta do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, com 12 vagas específicas para servidores docentes e técnicos administrativos em educação e pertencentes ao quadro permanente do IFAC. Esta é mais uma conquista da nossa gestão, que tem priorizado uma política de capacitação para o IFAC, a exemplo do que vem fazendo com o Edital de afastamento para Pós-graduação,  além do Mestrado em Áreas Protegidas da Amazônia, realizado em parceria com o INPA e instituições do Estado.  Estamos trabalhando para oferecer o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, através da parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Os interessados em participar da seleção do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico devem acessar o link abaixo, para obter mais informações.

EDITAL nº 001/IFAM/2015 – SELEÇÃO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO TECNOLÓGICO

Alunos voluntários para o CONNEPI

connepi-VOLUNTARIOQuero reforçar o convite para que os alunos dos cursos técnicos e superiores do IFAC se inscrevam como voluntários no X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI). O prazo foi prorrogado para o dia 9 de outubro e é importantíssima a participação dos nossos alunos no evento, não apenas pelo certificado que contará como atividades complementares, mas pela dimensão que o CONNEPI tem, com a presença de alunos e professores dos Institutos Federais participando de várias atividades.

Acesse aqui o formulário de inscrição

Parabéns, Sena Madureira

Aniversário Sena Madureira (Copy)

Hoje, 25 de setembro, o município de Sena Madureira completa 111 anos. É uma história que o IFAC faz parte, através da oferta de cursos voltados para o desenvolvimento do município, no Campus Sena Madureira. Como Reitora do IFAC tenho um carinho especial pelo município que me acolheu quando ingressei no Instituto Federal, pelo concurso público para docente de EBTT. Parabéns aos moradores pelo aniversário do município.

Alunos do IFAC em Portugal

ifac-portugal-ipcb (1) Quero compartilhar com todos a alegria de ver nossos alunos sendo recebidos em Portugal, para o intercâmbio de estudos de cinco meses no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB). Uma experiência que vai mudar a vida desses oito jovens, após estudarem disciplinas nas Escolas Superiores de Tecnologia, Agrária e de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB. Nossos alunos, acompanhados da diretora de Planejamento e Desenvolvimento Internacional do IFAC, Iliane Tecchio foram recebidos pelos representantes do IPCB e pelo médico brasileiro que vive no país, Dr. Paulo Murad, e pela Sra. Nedy Rodrigues, também brasileira e que trabalha em Portugal como agente de turismo. Quero agradecer o apoio da profa. Iliane, entusiasta deste intercâmbio, e aos pais dos alunos que confiaram nesta gestão.

ifac-portugal-ipcb (2)

ifac-portugal-ipcb (3)

Apoio às iniciativas de empreendedorismo

Visita alunos Sistemas para Internet (1)

Conversei, no dia 18, com os alunos Sebastião Edson Araújo Medeiros, Devanir Selhorst e com a coordenadora do curso superior de Tecnologia de Sistemas para Internet, profa. Luana Araújo Medeiros, sobre ações positivas no curso e de apoio a uma iniciativa que vai dar um salto de qualidade para quem pretende atuar com startup: a implantação da Fábrica de Software, no Campus Rio Branco. Vamos apoiar esta iniciativa, assim como já estamos trabalhando com propostas de valorizar o empreendedorismo através da Incubadora de Empreendimentos de Base Tecnológica e da Economia dos Setores Popular e Tradicional do Acre, a INCUBAC, e com o Desafio de Ideias, que será realizado durante o X CONNEPI. Os dois alunos já têm experiências na área de startups, pois foram selecionados, juntamente com mais uma equipe de alunos do IFAC, no Edital do Sebrae/AC e da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Acre, de apoio a 16 projetos de empreendedorismos tecnológicos e digitais.

106 anos da Rede Federal

foto_destaque01_old (1)

Hoje a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica comemora 106 anos. Neste ano a Rede Federal atende mais de 700 mil jovens e trabalhadores em cursos de qualificação, técnicos, superiores de tecnologia, de licenciaturas e demais ações de formação de professores, e de engenharias. O IFAC sente-se orgulhoso de participar da Rede Federal e contribuir para a formação de jovens e adultos nos 17 cursos técnicos, 11 cursos superiores e 1 Especialização que oferecemos. Atendemos a 3.250 alunos nos nossos campi de Rio Branco, Avançado Baixada do Sol, Sena Madureira, Xapuri, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.

Aberturas da Semana de Biologia e Semana PIBID

Abertura semana de biologia (1) (Copy)

Participei daa aberturaa da I Semana de Biologia e I Semana PIBID, na segunda-feira, 21, no Campus Rio Branco. O evento é uma realização da coordenação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e pela coordenação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, com apoio da Direção Geral do Campus. Na mesa de abertura estive com a Pró-Reitora de Ensino, profa. Lucilene Acácio, o diretor geral do Campus Rio Branco, Paulo Roberto de Souza, o coordenador do curso Ciências Biológicas, Pedro Cavalcante, e pela coordenadora do PIBID, Maria Ana Lima. Uma ótima iniciativa que deve ser valorizada pela participação dos alunos e professores. O Coral do Campus Rio Branco e de Libras se apresentaram de forma maravilhosa. Parabéns a todos da organização pela iniciativa.

Abertura semana de biologia (2) (Copy)

Abertura da semana de biologia (3) (Copy)

IFAC na Expo Tarauacá

Visita prefeitod e Tarauacá (1)

O IFAC recebeu, durante visita realizada à Reitoria no dia 15, convite do prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, para participar da Expo Tarauacá, evento que acontecerá no período de 01 a 04 de outubro. O IFAC e Prefeitura Municipal são parceiros em ações conjuntas desenvolvidas no município, onde temos uma unidade e, em breve, nossa sede própria será inaugurada. O Diretor Geral do Campus Tarauacá, prof. Sérgio Flórido, e sua equipe estarão presentes ao evento, mostrando os cursos que oferecemos para a população de Tarauacá.

Visita prefeitod e Tarauacá (2)

Regulamento do RSC do IFAC é avaliado em Brasília

RSC

Recebi a informação de que o Regulamento para o RSC no IFAC foi avaliado e aprovado, com ressalvas, pelo Conselho Permanente para o Reconhecimento de Saberes e Competências (CPRSC), em Brasília, na terça-feira, 15.  É uma notícia muito positiva, porque venho trabalhando desde 2014 para que a proposta do Regulamento Interno fosse apresentado ao Conselho Superior, para aprovação. Após trabalho realizado pela Comissão Central, com a participação de docentes de todos os campi do IFAC, a proposta foi aprovada no dia 22 de maio de 2015, durante a reunião do Conselho Superior e encaminhada a Brasília. Agora é continuar os trâmites legais até finalizar o processo para que os docentes possam solicitar este direito que é uma conquista de todos.

Leia a matéria completa aqui