Arquivo mensais:junho 2016

Encerramento e participação em banca do Seminário IFAC-IOC

Encerramento Seminário IFAC_IOC

Participei de duas bancas de qualificação de Doutoramento e do encerramento do Seminário de Acompanhamento das Atividades de Pesquisa do Convênio IFAC-IOC, na quarta-feira, 29. Na primeira banca de qualificação estavam os doutores Ricardo Waizbort e Helena Carla Castro, do doutorando Luis Antonio de Pinho, que fez a apresentação do relatório da tese “Uma Avaliação do Potencial da Implantação da Aprendizagem Baseada em Problemas para o ensino de Biociências e Saúde no Instituto Federal do Acre”. São momentos como este que mostram a importância do convênio com o Instituto Oswaldo Cruz pelo tema proposto, que vai contribuir diretamente com a nossa instituição, além do papel do IOC na formação de 18 doutores para o IFAC.

participação em banca (1)

participação em banca (2)

Abertura e palestra no Seminário IFAC-IOC

Seminário _IFAC_IOC (1)

Estive na manhã desta segunda-feira, 27, na abertura do Seminário IFAC-IOC, além de ministrar palestra com o título “Pesquisas desenvolvidas no IFAC”. O seminário acontece até a próxima quarta-feira, 29, e tem como objetivo acompanhar e divulgar as atividades de pesquisas resultante da parceria do IFAC com o Instituto Oswaldo Cruz, para a realização de Doutorado para dezoito de nossos servidores. Um momento para prestar contas do que vem sendo desenvolvido no programa, uma experiência sem precedentes para a instituição, e ao mesmo tempo resgatar as ações e avanços em dois anos de gestão. Como docente, ministrar palestra para um público composto de pesquisadores do IOC, alunos de doutorado, servidores e alunos de graduação, foi um privilégio, além de estar ao lado do diretor do IOC, Dr. Wilson Savino, que ministrou, também a palestra “Da bancada à Saúde Pública: o papel fundamental do conhecimento científico na formação de Políticas de Saúde”.

Seminário _IFAC_IOC (2)

Seminário _IFAC_IOC (3)

Seminário IFAC-IOC

Cartaz - opção 1

Na próxima semana, de 27 a 29 de junho, o IFAC realizará seminário sobre atividades de pesquisas com temas de saúde resultantes da parceria com o Instituto Oswaldo Cruz – IOC. As atividades serão destinadas a alunos de graduação que fazem ou desejam fazer pesquisa e pós-graduação, coordenadores de cursos de pós-graduação e alunos e profissionais da área da saúde que queiram se atualizar. Será um momento ímpar com as palestras ministradas por profissionais do IOC. Na segunda-feira, 27, além da abertura oficial, vou conversar sobre pesquisas desenvolvidas na instituição e participarei da banca de qualificação de doutoramento de dois servidores do IFAC .

Conquistas do nosso ex-aluno

22jun - Carlos Eduardo_tenis

Nesta manhã de quarta-feira, 22, quando estamos todos ainda emocionados com o evento da Tocha Olímpica, quero parabenizar nosso ex-aluno Carlos Eduardo Matos Leite, do Campus Rio Branco, pelas conquistas no Tênis de Mesa: medalha de bronze na 3ª Etapa do Campeonato Brasileiro Paraolímpico, realizada em Itapetininga, e conquista de uma vaga na Seleção Paulista de Tênis de Mesa, durante seletiva em Jundiaí, no último domingo. Fico muito feliz com as conquistas do Carlos Eduardo porque temos incentivado e apoiado a realização de eventos esportivos desde que assumi a gestão, a exemplo do II IFAC de Open de Tênis de Mesa, evento em que o então aluno Carlos Eduardo sagrou-se campeão na Categoria Infanto-Juvenil Masculino, e dos Jogos do Instituto Federal do Acre (JIFAC).

Tocha Olímpica

21jun - Adalberto Tocha

Nosso servidor Adalberto Abel da Silva Serato, estará nesta terça-feira, 21, conduzindo a Tocha Olímpica pelas ruas de Rio Branco. Para nós, do IFAC, é gratificante ter um servidor indicado pela sua história, por ser uma pessoa que inspira pelo bom caráter, simplicidade e alegria. Adalberto atua no setor de Licitações da Pró-reitoria de Administração (PROAD) e foi escolhido pelo Comitê Avaliador da campanha “Condutores Bra”, do Banco Bradesco.

Reunião positiva com o ministro

reuniaomendoncadois

Estive na reunião extraordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) com o ministro da Educação, Mendonça Filho, e o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcos Viegas, nesta quinta-feira, 16, em Brasília. A reunião foi extremamente positiva ampliando o diálogo entre a atual equipe gestora do Ministério da Educação (MEC) e os reitores da Rede Federal. O ministro Mendonça Filho disse que a nova gestão do MEC tem o diálogo como princípio e está aberta a críticas e colaborações, independentemente de ideais partidários.

reuniaomendoncaum

Reunião para fortalecer parcerias com o SEBRAE

14jun - Reunião SEBRAE (1)

Uma reunião muito produtiva ocorreu nesta terça-feira, 14, com o superintendente Mâncio Cordeiro, equipe de diretores e gerentes do SEBRAE. Após a apresentação institucional pelo superintendente Mâncio Cordeiro, iniciamos as conversas para a assinatura de Termo de Cooperação Técnica para parcerias em ações e atividades envolvendo todos os nossos campi. Informalmente já estamos desenvolvendo vários trabalhos, como a ação conjunta em Cruzeiro do Sul, na área da cadeia produtiva do Açaí; em Xapuri, com cursos de capacitação para produtores de banana local, além do apoio à realização do X Connepi, realizado em 2015. Vamos iniciar ações em Sena Madureira, em áreas que o IFAC atua na Reserva Extrativista Cazumbá/Iracema. Queremos avançar mais nesta parceria, envolvendo todas as áreas que o IFAC atua, como Pesquisa, Inovação, Extensão e Ensino. Presentes à reunião o prof. Fábio Storch, pró-reitor de Extensão, a profa. Lucilene Belmiro, pró-reitora de Ensino, e o prof. Pedro Plese, pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação.

14jun - Reunião SEBRAE (2)

Planejamento Estratégico do IFAC

14jun - Reunião conif

Um dos temas da reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), realizada nos dias 8, 9 e 10 de junho, em Santa Maria (RS), foi Planejamento Estratégico e outros temas como a atual conjuntura política e como deverá ser a atuação dos Institutos Federais. Com relação ao Planejamento Estratégico do IFAC, venho conversando com os gestores desde que assumi a gestão. Na reunião do Colégio de Dirigentes, por exemplo, realizada nos dias 2 e 3 de junho, apresentamos algumas decisões e já estamos em fase de contratação de uma empresa para elaborar o Planejamento Estratégico do IFAC para os próximos 20 anos, o que vai consolidar os nossos objetivos institucionais.