Arquivo mensais:julho 2016

Cooperação com a Setul e Seap

Assinatura cooperação SETUL_SEAP (2)

Assinamos, na manhã dessa quinta-feira, 29, com a secretária Rachel Moreira e do secretário José Reis, os Termos de Cooperação com a Secretaria de Estado de Turismo e com a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, no estande do IFAC no Campus do Agronegócio da Expoacre 2016. Os parceiros destes termos de cooperação demonstraram a importância dessa parceria: com a Setul serão realizadas pesquisas de mercado e coleta de dados na área de economia, serviços e turismo, e produção de documentos científicos, para promover e fortalecer a relação entre as atividades turísticas do Estado e atividades afins; com a Seap vamos ampliar os trabalhos de capacitação, pesquisa e extensão acadêmica e profissional, no âmbito das ciências agrárias e afins. A assinatura concretiza parcerias já existentes com o Governo do Estado, através das duas secretarias e viabiliza novas ações de interesse das instituições envolvidas e que tem como objetivo fortalecer a pesquisa nas áreas do Turismo, da Agricultura e Pecuária no Estado.

Assinatura cooperação SETUL_SEAP (3)

Assinatura cooperação SETUL_SEAP (1)

Divulgação de iniciativas do Bambu

bambu_blog

Conversei, durante a abertura do Seminário Biodiversidade na Economia, na quarta-feira, 27, com o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Bambu, sediada em São Paulo/SP, Guilherme Korte, um dos palestrantes do evento, sobre parceria para divulgação nos campi do IFAC de ações desenvolvidas pela associação. O presidente Guilherme Korte se colocou à disposição para realizar palestras em todas as unidades, com um planejamento conjunto com os diretores, para elaboração de um calendário. Na oportunidade fiz convite para que ele participe do I Congresso de Ciência e Tecnologia do IFAC, que será realizado em novembro deste ano, com palestra abordando a perspectiva de negócios na cadeia produtiva do Bambu.

Seminário e CVT Bambu

Bambu (1)

Estive na abertura do Seminário Biodiversidade na Economia e apresentação do Plano Estadual do Bambu, através do Centro Vocacional Tecnológico de Pesquisa Aplicada e Tecnologia de Bambu, eventos realizados pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT), no Espaço do Industrial, na Expoacre 2016, na tarde da quarta-feira, 27. O IFAC é parceiro do CVT Bambu, uma proposta inovadora que vai oferecer uma perspectiva de desenvolvimento do Estado através da capacitação, qualificação e inserção de grupos ou indivíduos no mercado de trabalho com a exploração do bambu nativo. A iniciativa do Governo do Estado, através da SECT tem o apoio do IFAC, com a participação de docentes e parceria em pesquisas aplicadas para o aproveitamento econômico do Bambu.

Bambu (2)

Colação Especial na Reitoria

DSC_0028

Na terça-feira, 26, participei da Colação de Grau Especial, na Reitoria, do aluno Cleilson Rezende da Silva, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, concluído no Campus Rio Branco. O aluno foi aprovado em concurso da Prefeitura Municipal de Rio Branco, como professor mediador e precisava colar grau antes da solenidade oficial. Fico feliz em participar da colação de grau especial, pois como o próprio nome diz, o aluno precisa da documentação para comprovar a conclusão do curso para assumir em concurso público, como é o caso do Cleilson e outros de nossos alunos que estão ingressando no mercado de trabalho.

DSC_0025

 

 

Programa Boa Noite Rio Branco

DSC_0012

Estive no Programa Boa Noite Rio Branco, apresentado na terça-feira, 26, comandado pelo jornalista Antonio Muniz, na TV Rio Branco. Um bate-papo muito interessante sobre o Planetário Móvel, com a participação do professor Cleyton Assis, um dos responsáveis pela iniciativa. A aquisição do planetário foi realizado com o apoio do deputado federal Sibá Machado, através de emenda parlamentar. Conversamos ainda sobre o treinamento para a operacionalização e apresentação das sessões no planetário. A capacitação foi ministrada pelos acadêmicos de Física da UERJ e “planetaristas” da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), Bruna Senra Faria e Leandro Soares Faria, com a participação de 16 pessoas ocorrida no Campus Avançado Baixada do Sol. Além desse tema, abordamos as ações do estande do IFAC na Expoacre a parcerias com a bancada parlamentar do Acre para apoio às atividades desenvolvidas na instituição.

DSC_0002

IFAC na Expoacre 2016

Blog

Participei na manhã desta segunda-feira (25) do lançamento do Campus do Agronegócio da Expoacre 2016. Estaremos a todo vapor, durante toda a semana, num estande agora permanente do IFAC, onde estamos ofertando cursos e demonstrações de ações, sobretudo de Agroecologia e Pesca e Aquicultura, através do Núcleo de Pesquisa Aplicada em Pesca e Aquicultura (NUPA), o Centro Vocacional Tecnológico de Referência em Agroecologia e Produção Orgânica do Acre (CVT Agroecologia), o Campus Avançado Baixada do Sol e as Pró-reitorias de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PROINP) e Pró-reitoria de Extensão (PROEX). Um especial agradecimento também a equipe de Infraestrutura da Pró-reitoria de Administração (PROAD) que deixou o espaço muito acolhedor. É um passo novo para o IFAC porque, a partir de agora, não estamos de passagem. Já temos até uma plantação de milho e estamos firmando um acordo para que utilizemos a área para práticas durante todo o ano, beneficiando os cinco campi do IFAC que tem o eixo Recursos Naturais como carro-chefe. Foi muito bom ouvir, na solenidade de abertura das atividades deste ano, a fala do governador Tião Viana, do secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, José Carlos Reis, e do chefe da Embrapa-Acre, Eufran Amaral, entre outros, sobre a expansão e a consolidação positiva que o Instituto Federal está fazendo. Com muito carinho o governador recebeu o jaqueco e o chapéu do IFAC como órgão federal parceiro e fomentador de ações de Ensino, Pesquisa e Extensão para o desenvolvimento do Acre.

blog (3)

blog (5)

blog (6)

blog (1)

blog (2)

blog (4)

Confraternização no JIFAC 2016

Jifac_2016 (1)

Uma grande festa de confraternização entre todos os campi do IFAC, durante os três dias dos Jogos do Instituto Federal do Acre – JIFAC 2016, realizado em Tarauacá. Estive na abertura, na sexta-feira, 8, no Ginásio Municipal Ruynet Lima de Matos, e acompanhei os jogos no sábado, 9. O JIFAC é um desses momentos em que a alegria e o espírito esportivo fazem com que a cada ano seja mais participativo e com o envolvimento de todos, garantindo o sucesso do evento. Agradeço a todos que contribuíram para a realização do JIFAC 2016, desde a Pró-reitoria de Extensão, a Comissão Organizadora,  a Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil, os diretores-gerais, o Campus Tarauacá, anfitrião e parceiro, a Prefeitura Municipal de Tarauacá, servidores, alunos-atletas, terceirizados, público que prestigiou a abertura e os jogos. Muito, muito obrigada pelo apoio e pela compreensão de que o Esporte é um componente agregador na Educação e de confraternização.

Veja aqui mais fotos

Jifac_2016 (24)

Jifac_2016 (9)

Jifac_2016 (16)

Jifac_2016 (26)

Abertura dos Jogos do Instituto Federal do Acre

jifac2016-materia

Estaremos, eu e nossa equipe de gestores, em Tarauacá, nesta sexta-feira, 8, para a abertura dos Jogos do Instituto Federal do Acre – JIFAC 2016. Este ano o anfitrião é o Campus Tarauacá que, junto com a Coordenação de Esporte e Lazer, da Pró-reitoria de Extensão, e a Comissão Organizadora do JIFAC, estão preparando a recepção das delegações. O JIFAC 2016 terá a participação de 250 alunos-atletas e a abertura acontecerá no Ginásio Municipal, graças a parceria com a Prefeitura Municipal de Tarauacá. Participarão dos jogos as delegações dos Campus Avançado Baixada do Sol, Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Xapuri e Tarauacá. Esta é uma das ações que estamos apoiando, não somente com a realização dos jogos, mas com investimento em atividades desportivas através dos editais do Pró-Esporte, além do incentivo a participação dos alunos-atletas na Etapa Regional dos Jogos dos Institutos Federais – JIFs, que este ano acontecerá no Instituto Federal do Amazonas.

 

 

Posse docente EBTT e Colação de Grau Especial

DSC_0103 - Cópia

Participei nessa terça-feira, 5, da posse do professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Área Química, Pedro Nogueira da Silva, e da Colação de Grau Especial da aluna Francisca Vieira Cardoso, do curso Superior de Tecnologia em Logística. O docente Pedro Nogueira da Silva é ex-servidor TAE do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e vai trabalhar no Campus Cruzeiro do Sul. Acompanhando a posse do docente estiveram a Diretora Sistêmica de Gestão de Pessoas, Dirlei Fachinello, e as servidoras Cecília Ugalde e Edneide Ferreira.

DSC_0139 - Cópia

I Seminário da Rede IFAC

Seminário da Rede IFAC (31)

Acompanhei a abertura do I Seminário da Rede IFAC, nessa manhã de terça-feira, 5, no auditório do Campus Rio Branco. O evento, organizado pela equipe da Pró-reitoria de Ensino, é de fundamental importância para a compreensão e construção de forma democrática da política de Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Acre. Nossa Pró-reitora de Ensino, profa. Lucilene Acácio, fez a apresentação do plano de ação para a construção da Política de Educação Profissional e Tecnológica da Rede IFAC. Na abertura, uma aula de estímulo e troca de experiência com os participantes do seminário: a palestra ministrada pelo prof. Sobral, ex-reitor do Instituto Federal Catarinense e atual Pró-reitor de Extensão do Instituto Federal do Rio de Janeiro, com experiência de 30 anos de Rede Federal. Abordando o tema “A Educação Profissional no Contexto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia”, o prof. Sobral fez uma análise do papel do docente na formulação da política de educação profissional, e a importância da oferta de cursos envolvendo a sociedade.

Seminário da Rede IFAC (2)

Seminário da Rede IFAC (9)

Seminário da Rede IFAC (37)