Arquivo mensais:agosto 2016

Férias

A partir de segunda, entro de férias e retorno no dia 13 de setembro. Neste período, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Gírlen Nunes  dos Santos assumirá como Reitora Substituta e não teremos postagens aqui no blog. Até daqui a duas semanas!

Seminário Pesquisa do IFAC

pesquisa

Estive na abertura do 1º Seminário de Pesquisa do IFAC, realizada na quinta-feira, 25, com a participação de 14 grupos de pesquisa que apresentaram seus membros, pesquisas e produções. Como líder do primeiro grupo de pesquisa do IFAC, o Núcleo de Extensão e Estudos em Agroecologia do Acre – NEEACRE, fico feliz em ver que estamos avançando nas pesquisas e articulando com instituições parceiras para o financiamento de projetos, além de publicar editais externos e incentivar a publicação em eventos nacionais e internacionais. Estamos avançando nos setores da Pesquisa, Inovação e Pós-graduação no IFAC com a expansão dos investimentos internos, democratizado em editais, o cartão-pesquisador e a liberação para que professores e técnicos se capacitem em mestrados e doutorados e sejam pesquisadores. Na Rede Federal, como coordenadora da Câmara de Pesquisa e Inovação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), participei ativamente na aprovação do primeiro mestrado em rede, que será lançado ainda este ano.

Entrega do Planetário Móvel e premiação da OBF e OBFEP

planetário (1)

Na terça-feira, 23, participei da solenidade de entrega do Planetário Móvel, fruto de emenda parlamentar do deputado Sibá Machado e da premiação Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) de 2015. O Planetário Móvel é o primeiro do Acre e vai contribuir para o ensino da Física através de visitas itinerantes às escolas do Estado, através de um calendário que será coordenado pelo prof. Cleyton Assis Loureiro de Souza, e com o apoio da Pró-reitoria de Extensão. Agradeço ao deputado Sibá Machado, que atendeu ao pedido do prof. Cleyton, apresentando a emenda para a aquisição do planetário. Na mesa solenidade foram entregues as medalhas aos alunos do IFAC que participaram e foram premiados nas duas olimpíadas.

planetário (5)

planetário (4)

planetário (3)

Lançamento do Planejamento Estratégico

planejamento

Iniciamos, na segunda-feira, 22, o nosso Planejamento Estratégico, com o lançamento no auditório do Campus Rio Branco, reuniões com as lideranças e visitas institucionais. Este é um passo importante que estamos realizando para consolidar o IFAC como instituição criada para contribuir com o Estado em seu desenvolvimento, além de oferecer Educação com qualidade. O Planejamento Estratégico está dividido em fases e em cada fase teremos a participação de todos os segmentos: alunos, servidores TAE, docentes, sociedade organizada, enfim, todos que contribuem com a nossa instituição. Este é o início de um processo que sonhei desde que assumi a reitoria do IFAC, no dia 25 de abril de 2014, como Reitora Pro Tempore e agora é uma realidade.

planejamento1

planejamento2

Viagem positiva ao Peru

peru (3)

peru (4)

Estamos de volta depois de visitar cinco instituições de ensino superior, uma instituição de aprendizagem industrial e a Embaixada do Brasil e o ministro responsável pela Direção de Desenvolvimento e Integração Fronteiriça, através da Direção Geral da América.  A nossa delegação, composta pelo diretor de Pesquisa da Pró-reitoria de Inovação, Pesquisa e Pós-graduação – PROINP, prof. Edvar Sousa da Silva, pela Coordenadora de Projetos Internacionais da Diretoria de Relações Internacionais – PROEX, Maria Freire da Costa, e pelo professor Rossemildo da Silva Santos, docente de Espanhol do Campus de Sena Madureira, foi recebida no dia 17 pelo Embaixador do Brasil no Peru, Marcos Raposo Lopes, e pelo chefe do Setor Cultural e Cooperação Educativa, Jonas Paloschi. No mesmo dia a delegação foi recebida pelo ministro Carlos Cueto Carrión, representante do Ministério das Relações Exteriores do Peru. Uma recepção calorosa à nossa equipe em todas as instituições visitadas e pelo Embaixador Marcos Raposo Lopes e pelo Ministro Carlos Cueto Carrión. Foi uma semana produtiva com assinatura de Protocolos de Intenções com a Universidad Nacional Del Callao, a Universidad Nacional Mayor de San Marcos, a Universidad Nacional Amazonica de Madre de Dios, a Universidad Nacional Agrária La Molina e o Instituto de Educación Superior Tecnológico Público Jorge Basadre Grohman, que irão proporcionar o desenvolvimento de ações conjuntas na área de educação, pesquisa e extensão.Acompanhem matérias que estão sendo publicadas no site do IFAC.

peru (1)

peru (5)

peru (2)

Lançamento do Planejamento Estratégico

planejamento estratégico

Faremos, nessa segunda-feira, 22, o lançamento do nosso Planejamento Estratégico, em evento que será realizado no auditório do Campus Rio Branco, às 9h. Este é o início de uma série de atividades que terão seis etapas, sendo as primeiras a organização e o diagnóstico quando todos os servidores e alunos do IFAC terão a oportunidade de se manifestar presencialmente – em fóruns que acontecerão em todas as Unidades (Reitoria e campi) ou virtualmente através de uma página online criada exclusivamente para auxiliar na coleta das opiniões. Durante o processo a comunidade externa – gestores de várias instituições parcerias do Instituto – também serão convidadas para analisar o desenvolvimento e apontar soluções para os desafios do IFAC. As ações do Planejamento Estratégico estão sendo coordenadas pela Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PRODIN).

Boas-vindas aos novos servidores

posse servidores_12_08_16 (1)

Na sexta-feira, 12, e nessa terça-feira, 16, três novos servidores tomaram posse no IFAC. Estive presente na posse dos servidores Francisco das Chagas Pereira (Assistente em Administração), com lotação na Reitoria e Juliana Santos de Souza Cunha (Docente EBTT/Área Geografia), com lotação no Campus Cruzeiro do Sul, na sexta-feira, 12. Nessa terça-feira, 16, a reitora substituta Gírlen Nunes deu posse ao servidor Jefferson Dissat Amim, no cargo de Assistente em Administração, com lotação na Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODIN). A Pró-reitora de Ensino, profa. Lucilene Acácio, e a diretora Sistêmica de Gestão de Pessoas, profa. Dirlei Fachinello, participaram das cerimônias, realizadas no Gabinete Institucional. Bem-vindos, novos colegas!

Posse Jefferson_16_08_16 (1)

Posse do deputado Sibá na Sedens

posse sibá (1)

Não estive presente na posse do deputado federal Sibá Machado na Secretária de Estado de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis, nessa segunda-feira, 15, devido nossa agenda no Peru. Mas o IFAC esteve representado pelos pró-reitores Fábio Storch, Lucilene Acácio, Gírlen Nunes e José Claudemir, e pela diretora Sistêmica de Projetos Especiais, Kelen Gleysse Maia. O deputado Sibá Machado tem sido um parceiro do IFAC, destinando a nossa instituição recursos das emendas parlamentares que garantem a realização de atividades como a aquisição do Planetário Móvel, apoio a Extensão e verbas para pós-graduação. Desejo sucesso ao deputado Sibá Machado nesse novo desafio.

posse sibá (3)

posse sibá (2)

IFAC presente no aniversário do bairro Aeroporto Velho

novaum

nova

aniversário aeroporto velho (1)

Fiz questão de participar do desfile em homenagem aos 52 anos do bairro Aeroporto Velho, no sábado, 13, antes de viajar, no domingo, para agenda no Peru. O IFAC tem como uma de suas missões se aproximar da comunidade em que está inserida, e o bairro Aeroporto Velho faz parte dos bairros atendidos pelo Campus Avançado Baixada do Sol. Uma festa organizada pela Associação dos Moradores que valoriza datas importantes, com a participação de alunos, docentes e direção, que se organizaram para apresentar os cursos que a nossa unidade oferece à comunidade. Um trabalho fantástico que está sendo realizado pela diretora-geral Hévea, reconhecido por todos, inclusive pelo pelo vice-prefeito Márcio Batista, que agradeceu ao IFAC as parcerias que ajudam a consolidar a presença na comunidade e abrir oportunidades de qualificação aos jovens dos bairros que fazem parte da Baixada do Sol.

aniversário aeroporto velho (2)

aniversário aeroporto velho (5)

aniversário aeroporto velho (6)

aniversário aeroporto velho (3)

Veja mais fotos na REDE IFAC

Agendas no Peru

Visita Cônsul Peru (1)

No período de 15 a 19 estaremos, eu e uma equipe de servidores do IFAC, em agendas no Peru, visitando instituições de ensino superior para dialogar sobre futuras parcerias. Vou atualizar este blog na medida do possível, tendo em vista que nossa agenda tem vários encontros com gestores de instituições em Puerto Maldonado (Madre de Dios), Lima e Callao. Na foto, o Cônsul do Peru no Acre, Félix Gérman Vásques Solis, durante visita à Reitoria, no dia 8, antes da nossa viagem.

Leia mais informações sobre a visita ao Peru