Arquivo mensais:novembro 2016

Viver Ciência Juruá

abertura-viver-ciencia-2

visitantes-1

Participei no dia 29, da abertura e das atividades do Viver Ciência Juruá no Campus Cruzeiro do Sul, com o secretário de Estado de Educação e Esportes (SEE), Marco Brandão, representando o Governo do Estado, a diretora-geral do Campus, profa. Liliane Martins, e representantes das instituições parceiras. O evento foi uma realização da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) em sua primeira edição no Juruá, reunindo alunos de escolas públicas e particulares de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima. Quero parabenizar o Estado pela realização do evento, que reuniu mais de sete mil visitantes, e agradecer aos servidores, técnico-administrativos e docentes do Campus Cruzeiro do Sul, que participaram dos stands e nas atividades que foram desenvolvidas durante os dois dias do evento.

visita-stands-1

coral-1

visita-stands-3

visita-stands-4

Visita do coordenador geral das Feiras de Matemática no Brasil

28nov-feira-nacional-de-matematica-6

Recebi, nessa segunda-feira, 28, a visita do coordenador geral das Feiras de Matemática no Brasil, prof. Vilmar José Zerniani, acompanhado pelos professores Paulo José dos Santos Pereira, Paulo Roberto e Morane Almeida de Oliveira, docentes do Campus Rio Branco, e o prof. Gilberto Francisco Alves de Melo, coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Matemática da UFAC e docente do Colégio de Aplicação. O prof. Fábio Storch de Oliveira, Pró-reitor de Extensão, também esteve presente na visita que teve como objetivo convidar o IFAC a ser parceiro na realização da VI Feira Nacional de Matemática, em maio de 2018. Disse que o IFAC fará o possível para que  evento seja realizado no Acre, pois sou entusiasta desse tipo de evento e tenho o maior interesse em apoiar através da Pró-reitoria de Inovação, Pesquisa e Pós-graduação, e da Pró-reitoria de Extensão. Ao final da visita recebi o livro “Feiras de Matemática: Histórias da Ideia e Ideia das Histórias”, de autoria do prof. Vilmar José Zerniani em parceria com a profa. Maria Salett Biembengut.

28nov-feira-nacional-de-matematica-8

 

Participação da III Semana de Processos Escolares e Roda de Conversa

25_11_16_processos-escolares-2

Após o Fórum de Gestão, na sexta-feira, 25, participei do encerramento da III Semana de Processos Escolares, assistindo a peça encenada pelos alunos do 6º período, e dialogando com todos os participantes do curso e alunos do turno noturno do Campus Rio Branco, com a participação dos pró-reitores de Extensão, de Ensino e da diretora Sistêmica de Assistência Estudantil. No primeiro momento a peça “A Carta” encantou os presentes pela qualidade das interpretações e o entusiasmo dos alunos, que fizeram o público se divertir. Logo após iniciamos a conversa com os alunos, mostrando como estamos trabalhando e os investimentos em editais e ações que beneficiam os alunos. A diretora Sistêmica de Assuntos Estudantis, Taita Nascimento iniciou a roda de conversa, que teve a participação do pró-reitor de Extensão, Fábio Storch, e da pró-reitora de Ensino, Lucilene Acácio. Estas rodas de conversa estão sendo realizadas com todos os alunos dos campi e é um excelente canal de diálogo.25_11_16_processoas-escolares

25_11_16_processos-escolares-4

25_11_16_processos-escolares-5

25_11_16_processos-escolares-3

Fórum de Gestão nos Campi Rio Branco e Avançado Baixada do Sol

25_11_16_forum-rb-e-baixada-1

Concluímos, na sexta-feira, 25, os Fóruns de Gestão com os servidores do Campus Rio Branco e Avançado Baixada do Sol, realizado no auditório do Campus Rio Branco. Na abertura contamos com as presenças do reitor da UFAC, prof. Minoru Kinpara e do deputado federal Alan Rick. A exemplo dos demais fóruns vejo que existe toda uma preocupação dos nossos servidores em contribuírem com o Planejamento Estratégico do IFAC. Essa preocupação é refletida nas apresentações das propostas ao final de cada fórum, quando os representantes de cada eixo temático fazem um resumo das prioridades discutidas nas salas temáticas. Todo o material dos fóruns será avaliado pela equipe da PRODIN, para a elaboração do Mapa Estratégico, que será apresentado em cada unidade, após a sua conclusão. Estou muito feliz por este momento de discussão e de envolvimento de todos.

25_11_16_forum-rb-e-baixada-3

25_11_16_forum-rb-e-baixada-2

Rodas de Conversa com alunos do Campus Xapuri

reuniao-alunos-_esporte_xapuri-3

Aproveitei minha participação no Fórum de Gestão no Campus Xapuri, para me reunir com os alunos daquela unidade, com a participação do diretor-geral, e dos diretores Administrativo e de Ensino. Pela manhã conversei com os líderes das turmas dos cursos superiores e à tarde, com os líderes dos cursos integrados e com os alunos que participam das atividades desportivas. Estas conversas são importantes porque posso dialogar diretamente com as lideranças, mostrando as ações que estão sendo desenvolvidas pelas pró-reitorias e diretorias sistêmicas em benefício dos nossos alunos, a exemplo do auxílio permanência, editais de mobilidade acadêmica, recursos investidos em esporte e cultura, além da nossa preocupação em avaliar como essas atividades chegam até os campi. O retorno é muito positivo, pois acredito que ouvindo as comunidade acadêmica estamos exercitando um dos nossos compromissos, que é o diálogo permanente com todos os segmentos que compõem o IFAC.

24_11_16_reuniao-alunos_xapuri-4

24_11_16_reuniao-alunos_xapuri-1

Campus Xapuri recebe o Fórum de Gestão

24_11_16_forum-de-gestao_xapuri-1

Na quinta-feira, 24, foi a vez dos servidores técnico-administrativos e docentes do Campus Xapuri participarem do Fórum de Gestão, além de convidados externos, que aceitaram o convite do diretor-geral, prof. Joel Lima. Foi um momento muito proveitoso, com o envolvimento de todos nas salas temáticas e com resultados positivos. Ao final da tarde as propostas foram apresentadas pelos participantes das salas temáticas, que irão contribuir com o nosso Planejamento Estratégico. Tenho participado de todos os fóruns, com a equipe de Planejamento da PRODIN, que estão envolvidos nesse trabalho, e percebo que há um comprometimento dos servidores nesse processo de preparar nossa instituição para os próximos 20 anos.

24_11_16_forum-de-gestao_xapuri-3

24_11_16_forum-de-gestao_xapuri-2

Fórum de Gestão com servidores da Reitoria

23_11_16_forum-de-gestao_reitoria-3

Em continuidade ao Planejamento Estratégico participei da abertura do Fórum de Gestão com os servidores da Reitoria, na quarta-feira, 23, no auditório do Campus Rio Branco. A participação dos nossos servidores foi fundamental, mesmo com alguns setores envolvidos em atividades de final de ano, como o fechamento de empenhos. As propostas apresentadas nas salas temáticas irão contribuir para o Mapa Estratégico que será elaborado, após a realização dos fóruns em todas as nossas unidades. Quero agradecer a dedicação da equipe da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PRODIN), que está conduzindo as atividades do Planejamento Estratégico, juntamente com a empresa, e a todos os servidores que participaram do Fórum de Gestão.

23_11_16_forum-de-gestao_reitoria-8

23_11_16_forum-de-gestao_reitoria-4

Reunião com alunos do Campus Rio Branco

reuniao-alunos-crb_manha-1

Estive durante a semana participando de rodas de conversa com alunos do Campus Rio Banco, turno vespertino, no dia 21, e com o turno matutino, na manhã da terça-feira, 22. Estiveram acompanhando o nosso bate-papo com os alunos nossos pró-reitores. A roda de conversa é resultado de uma reunião com os líderes de sala dos cursos do Campus Rio Branco, realizada no dia 14, quando ficou definido uma agenda com as turmas dos três horários do campus. É muito bom ouvir dos nossos alunos o reconhecimento pelo trabalho e transparência da atual gestão, a exemplo do aluno Gabriel, do 6º período de Biologia, disse que o diálogo com a reitora e pró-reitores é muito importante, pois tiveram dúvidas esclarecidas pelos gestores, destacando, ainda, que isto é uma demonstração de que a atual gestão do IFAC está acessível e busca atender os anseios da comunidade estudantil. Nestas reuniões estamos fortalecendo o diálogo com os alunos e vamos realizar em todos os campi, como já ocorreu em Tarauacá, aproximando as unidades e seus alunos da reitoria.

reuniao-alunos-crb_manha-2

reuniao-alunos-crb_manha-6

Recondução do Reitor da UFAC

reconducao-reoitor-da-ufac-3

Participei da solenidade de recondução do Reitor Minoru Kinpara e da Vice-Reitora Guida Aquino para o mandato de quatro anos na Universidade Federal do Acre (UFAC). A solenidade ocorreu na quinta-feira, 17, no Teatro Universitário, e fiz questão de participar com nossos gestores, pelo reconhecimento das parcerias realizadas no primeiro mandato na gestão da UFAC. Parabenizo o prof. Minoru e a profa. Guida pela recondução ao cargo e que as parcerias possam ser consolidadas nesse novo mandato.

reconducao-reoitor-da-ufac-10

dsc_0111