Arquivo mensais:dezembro 2016

Nossa homenagem aos servidores dos campi

Nossa homenagem aos servidores dos campi, com votos de Feliz Natal e um Próspero 2017!

Cruzeiro do Sul

https://youtu.be/e9GKe3z4PKU

Rio Branco e Avançado Baixada do Sol

https://www.youtube.com/watch?v=87E9zrC_9e8

Sena Madureira

https://www.youtube.com/watch?v=O3fKU5QEsXY

Tarauacá

https://www.youtube.com/watch?v=Zdzi0HejM3s

Xapuri

https://www.youtube.com/watch?v=YL71Zk1ZSIc

Parceria de apoio às atividades de corte e costura

Participei, nessa quinta-feira, 22, da assinatura de parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), do projeto de desenvolvimento da cadeia produtiva de corte e costura. O Estado está investindo nessa área, com o fornecimento de equipamentos e capacitações de três mil costureiras, o que vai possibilitar a geração de emprego e renda para as famílias. O IFAC, como parceiro, pode contribuir através da Incubadora de Empreendimentos de Base Tecnológica e da Economia dos Setores Popular e Tradicional do Acre, ligada à Pró-reitoria de Inovação, Pesquisa e Pós-graduação, fortalecendo as ações desenvolvidas pela SEPN, que tem a frente o servidor do IFAC, Henry Nogueira, cuja proposta é fazer com que, futuramente, o Acre possa ter um polo de confecção de moda, que atenda, sobretudo, a demanda local. Estamos prontos para colaborar com o Estado para criar as condições ideais para o seu desenvolvimento.

Café da manhã no Gabin

Nessa segunda-feira, 19, estive participando do café da manhã com os servidores do Gabinete Institucional. A cada encontro tenho apenas motivos para agradecer. Nossa equipe, extremamente competente, colabora com a gestão, desde a agenda até a secretaria do Colégio de Dirigentes e Conselho Superior. Muito obrigada pelo apoio de todos e que, em 2017, possamos continuar com este trabalho maravilhoso.

Confraternização IFAC 2016

Uma festa em que nossos servidores foram as estrelas: assim foi a confraternização dos servidores da Reitoria, realizada nesse sábado, 17, no Círculo Militar. Momento de reconhecer quem atuou os 365 dias do ano sempre preocupado em fazer o melhor pelo IFAC. Agradeço imensamente a equipe que organizou a festa, aos parceiros e aproveito este espaço para parabenizar a todos que abraçaram essa gestão compromissada com a nossa instituição.

Última reunião do CONSU de 2016

Participamos, na sexta-feira, 16, da última reunião extraordinária do Conselho Superior. Hora de agradecer aos conselheiros que contribuíram com suas participações nas reuniões e nos votos que fazem nossa instituição mais forte. Aos novos membros que tomaram posse para o biênio 2016/2018, sejam bem-vindos e que possam continuar fazendo do nosso Conselho Superior um espaço para debates e discussões, sempre pautados na seriedade e no compromisso com o IFAC.

Encerramento das atividades do Colégio de Dirigentes

Encerramos, nessa quinta-feira, 15, com boas notícias, as reuniões do Colégio de Dirigentes em 2016, contando com a participação dos pró-reitores, diretores de campi e diretores sistêmicos. A Pró-reitora de Ensino, profa. Lucilene Acácio, fez uma explanação do resultado da avaliação de recredenciamento realizada pela comissão do INEP/MEC. O conceito 3, recebido pelo IFAC em seis anos de existência, é uma demonstração tomamos as decisões acertadas em conjunto com todos os segmentos da instituição. Estou muito feliz com o conceito, pois demonstra que todas as decisões tomadas desde 2014 estão refletidas no relatório da comissão: agora temos um diagnóstico e o caminho a ser percorrido. Além disso, a profa. Lucilene fez a apresentação aos membros do Colégio de Dirigentes o resultado do nosso concurso público. A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento institucional, Gírlen Nunes, com o diretor de Planejamento, Daniel Pena, fizeram uma apresentação do Mapa Estratégico elaborado após os fóruns de gestores, realizados em todos os campi. Ao final da reunião, entreguei a cada um dos membros do Colégio de Dirigentes e quem apoia as nossa reunião, uma pequena lembrança e um cartão de agradecimento a todos pelo apoio e compromisso com o IFAC em 2017.

Nova diretoria do Conif

Paralelo ao Connepi, participei da 70ª reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), com a eleição da nova diretoria executiva. O atual reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Francisco Roberto Brandão Ferreira, será o presidente em 2017. A chapa eleita “União e fortalecimento da Rede EPT”, tem como propostas a implementação do Planejamento Estratégico do Conif, elaboração do Plano de Desenvolvimento da Rede Federal, intensificação das relações com agências de fomento, ampliação das cooperações internacionais e planejamento de novos programas de qualificação para os servidores, como exemplo o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Foram eleitos, também, os reitores Roberto Gil Rodrigues de Almeida (vice-presidente), Wilson Conciani (diretor Administrativo), Cláudio Alex Jorge da Rocha (diretor Financeiro) e Maria Clara Kaschny Schneider (diretora de Relações Institucionais). A posse está programa para fevereiro de 2017.

IFAC presente no 11º Connepi

Acompanhei a participação da comitiva do IFAC durante as atividades do 11º Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), realizado este ano em Maceió (AL), de 06 a 09.12.16. Participaram, este ano, 20 integrantes, entre alunos, técnico-administrativos e docentes, que apresentaram trabalhos selecionados pela comissão organizadora, voltados para a afirmação das políticas de indução e de desenvolvimento científico e tecnológico da rede de educação profissional e tecnológica. Nove projetos dos servidores foram selecionados e os docentes Cleiton Sampaio de Farias, Marcelo Pereira Silva, José Alberto Bezerra  de Queiroz Junior, Márcia Moreira de Ávila, Kelvyla Lima da Silva, José  Marlo Araújo de Azevedo, Vanessa  Castelo Branco de Melo, Raphaela Bonfim de Oliveira e Marcelo Ramon da Silva Nunes estiveram representando o IFAC no evento. Os alunos dos campi Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Xapuri, Elias da Silva e Silva, Tailane da Silva Melo, Glenna Farias Lima e Michele Rocha Miranda, tiveram trabalhos aprovados para serem expostos durante os dias de atividades do Connepi.

Reunião com os alunos de Sena Madureira

reuniao

Em sequência às rodas de conversa com os alunos dos campi, estive conversando com os alunos dos cursos de Física, Zootecnia, Integrado, Técnico em Administração e Técnico em Informática do Campus Sena Madureira, na quarta-feira, 30. Participaram a diretora-geral, profa. Italva Miranda, e o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Marcelo Helder, quando aproveitamos para dialogar e tirar dúvidas dos alunos sobre procedimentos administrativos, Assistência Estudantil, aulas práticas e sobre a participação dos pró-reitores a partir de 2017, em visita às nossas unidades. Foi um bate-papo muito bom e reflete o que a nossa gestão tem feito, que é dialogar sempre, com todos os segmentos da instituição.

blog-2