Arquivo mensais:fevereiro 2017

Agenda com a Controladoria Geral da União (CGU)

Agenda positiva, nessa terça-feira, 21, com o superintendente regional da Controladoria Geral da União (CGU), Ciro Jônatas, e do coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção daquele órgão, Nilberto Nilton. Ao final da agenda ficou estabelecido que a CGU irá oferecer apoio no processo de implantação da política de riscos do IFAC, além de ter sido tratado assuntos relacionados à realização de atividades educativas relacionadas com a formação dos servidores para gestores com relação à legislação que versa sobre a improbidade administrativa e a ética. Acompanharam a agenda o Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PRODIN), Carlos Portela, e a Diretora de Planejamento, Gírlen Nunes.

Alunos da Escola Glória Perez iniciam ano letivo no IFAC

Uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação está proporcionando a 250 alunos da Escola estadual Glória Perez a oportunidade de realizar cursos de formação inicial e continuada (FIC) no IFAC. A recepção aos alunos correu nessa segunda-feira, 20, no Campus Rio Branco. Com essa parceria os alunos poderão conhecer as ações e programas do nosso instituto e tomar decisões para o seu futuro profissional. Esta é mais uma oportunidade de mostrar que nossa instituição faz parte de uma rede federal, com mais de 660 campi no Brasil e única instituição de ensino que oferece desde o ensino médio ao doutorado. Quero agradecer ao Governo do Estado, através do secretário Marco Brandão, que esteve participando da acolhida, e que tem sido parceiro em várias ações, pela confiança e por mais esta parceria.

Inauguração do ginásio do Campus Rio Branco em março

Visitei na última quarta-feira, 8, as obras do ginásio coberto do Campus Rio Branco, que será inaugurado no mês de março, acompanhada pelo Pró-reitor de Administração, José Claudemir, pelo diretor do Campus Rio Branco, pedagogo Wemerson Fittipaldy, pela equipe gestora da unidade e engenheiros da Diretoria de Obras e Infraestrutura do IFAC. Em julho vamos inaugurar o ginásio do Campus Cruzeiro do Sul. Estou muito feliz com a conclusão das obras, pois é um sonho que está sendo realizado. Com a inauguração poderemos avançar nas áreas desportiva e cultural, importantes para a formação dos nossos alunos. Esta obra é importante e vai contribuir para a realização de atividades físicas, desportivas e culturais, além de complementar a formação acadêmica dos alunos. A construção dos ginásios cobertos nos campi de Rio Branco e de Cruzeiro do Sul é um compromisso da atual gestão e faz parte da política de valorização das atividades esportivas e culturais, definidas desde que assumi como Reitora Pro Tempore, em abril de 2014.  A criação da Pró-reitoria de Extensão e a definição de uma política voltada ao Esporte e à Cultura contribuíram e incentivaram a descoberta de talentos nas duas áreas.

Pró-reitores indicados para Fóruns de Ensino e Extensão

Em Brasília, participando das reuniões dos fóruns de Ensino e Extensão, a profa. Lucilene Acácio, e o prof. Fábio Storch. A Pró-reitora Lucilene foi indicada para a Secretaria do Fórum de Ensino e o prof. Fábio foi indicado para Vice-coordenação Regional do Fórum de Extensão. Na reunião das Câmaras tive meu nome indicado novamente para integrar a Câmara de Pesquisa e Inovação. Agradeço a confiança dos colegas reitores pela indicação. A profa. Lucilene e o prof. Fábio participaram da solenidade de posse da diretoria do Conif, onde reencontramos a servidora do IFAC, cedida para a SETEC, Ana Santos.

Posse da Diretoria do Conif

Acompanhei a posse da Diretora Executiva do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), para o ano de 2017, realizada na terça-feira, 14, em Brasília. Na foto acima com o Presidente empossado e reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), prof. Francisco Roberto Brandão Ferreira. Na foto abaixo, com a reitora do Instituto Federal de Roraima (IFRR), profa. Sandra Mara de Paula Dias Botelho; com a Secretária da SETEC, Eline Neves Braga Nascimento, e com a reitora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), profa. Maria Clara Schneider, eleita Diretora de Relações Institucionais do CONIF.

Boa viagem aos alunos do intercâmbio

Na madrugada dessa terça-feira, 14, os seis alunos do IFAC viajaram para passar o semestre estudando no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), em Portugal. Como disse em post anterior, a política de mobilidade acadêmica é compromisso dessa gestão, que conta com o apoio de vários setores do IFAC. Quero parabenizar a equipe de Relações Internacionais através da PROEX e da Assistência Estudantil pelo excelente trabalho que estão sendo realizados para garantir a execução dessa política.

Reunião e posse da Diretoria Executiva do Conif

Estarei essa semana participando da 71ª Ordinária do Conif e da posse da diretoria executiva para o mandato de 2017. Abaixo coloco a programação da reunião:

DIA 14/02/17 – MANHÃ

10:00 – 11:00 – Abertura e Balanço da Gestão 2016

11:00 – 12:00 – Missão Moçambique

12:00 – 13:00 – CISCO

Relator: Marcelo Bender

13:00 – 17:00 – Almoço

18:00 – 20:00– Posse da nova diretoria 2017

DIA 15/02/17 – MANHÃ

09:00 – 10:00 – Ponto eletrônico

Relator: Marcelo Bregagnoli

10:00 – 11:00 – Calendário 2017

11:00 – 12:00 – Recomposição das Câmaras

12:00 – 14:00 – Almoço

DIA 15/02/17 – TARDE

14:00 – 15:00 – Proposta Auxílio Interiorização

Relator: Cícero Nicácio

16:00 – 16:30 – Programa de Desmobilização do Exército Brasileiro

Convidado: General Sérgio Schwingel – Exército Brasileiro

16:30 – 17:00 – Sistema integrado carteira estudantil

Relator: Jerônimo Rodrigues

17:00 – 18:00 – Encaminhamentos

DIA 16/02/17 – MANHÃ

09:00 – 12:00 – Reunião CPPG/SETEC (Com as diretorias 2016 e 2017)

09:00 – 12:00 – Agenda Parlamentar e Ministérios (demais dirigentes)

Novos alunos no intercâmbio com Portugal

Quero dizer da minha alegria em receber, na sexta-feira, 10, os seis alunos selecionados através de edital para o intercâmbio acadêmico no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), em Portugal. Como faço com todos os alunos, quero ouvir as expectativas de cada um com a viagem antes e depois do intercâmbio. É um momento importante na vida de cada aluno, com mudanças que ocorrerão com o contato com nova cultura, novos conhecimentos. O Programa de Mobilidade desenvolvido pela Pró-reitoria de Extensão, é uma política incentivada e mantida com recursos próprios na nossa gestão, como forma de incentivar a troca de experiências entre instituições. Vamos ampliar para o Peru e Estados Unidos nossas ações de mobilidade. Na reunião estavam presentes o pró-reitor de Extensão, Fabio Storch, o coordenador do Centro de Idiomas, Luiz Eduardo Conceição, e a diretora de Relações Internacionais, Iliane Tecchio.

Reunião com a presidente da AMAC

À convite da presidente da Associação dos Municípios do Acre (AMAC) e prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino, estive visitando a sede da associação, nessa sexta-feira, 10, para conversar sobre futuras parcerias com as prefeituras. Já temos termos de cooperações assinados com as prefeituras para a oferta de cursos do Pronatec, mas precisamos ampliar as ações nos municípios através dos polos de EaD e também na oferta de cursos de extensão para servidores e comunidade. Além da visita a AMAC, vamos agendar uma reunião na Prefeitura de Tarauacá, para tratar especificamente do nosso campus e como podemos contribuir com a gestão da prefeita recém-empossada.