Arquivo mensais:março 2017

Renovação da frota de veículos do IFAC

Durante a reunião do Colégio de Dirigentes, nessa sexta-feira, 31, no Campus Rio Branco, estive com Pró-reitores, Diretores Sistêmicos e Diretores Gerais, no ato de entrega de veículos para a renovação da frota do IFAC, atendendo os campi e a Reitoria. Foram entregues 10 camionetes modelos L200, equipadas com acessórios para o transporte na região, e que irão atender as demandas mais urgentes das nossas unidades. O Campus Rio Branco recebeu duas camionetes, por ser o maior Campus do IFAC, e os campi Avançado do Sol, Xapuri, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira, receberam um veículo cada. A Reitoria e o Anexo também foram contemplados com duas camionetes. Na entrega fiz questão de agradecer o empenho da Pró-reitoria de Administração, na pessoa do Pró-reitor José Claudemir, e toda a sua equipe, que não mediram esforços para que a renovação da frota fosse uma realidade. As ações realizadas na quinta-feira, com a inauguração do Ginásio Poliesportivo, e a entrega, hoje, das 10 camionetes são resultados do planejamento e de tomada de decisão da atual gestão, além do trabalho conjunto de todos os gestores.

Novo Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação no Acre

Nessa quinta-feira, 30, participei da reunião com o Governo do Estado e iniciativa privada para discutir o lançamento do Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação no Acre, de forma do Estado ser primeiro a se adequar ao novo Código, através de legislação Específica. O novo código prevê o conceito de Tríplice Hélice, aliando setor público, privado e instituições como o IFAC e Universidade Federal do Acre, em um entendimento para a promoção de projetos científicos. O Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, cujo relator foi o deputado federal Sibá Machado, foi aprovado através da Lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016, e prevê o Novo Marco Legal sobre estímulo ao Desenvolvimento Científico, à Pesquisa, à Capacitação Científica e Tecnológica e à Inovação.

Nota 4 para o curso de Zootecnia, do Campus Sena Madureira


O parabéns dessa manhã vai para o curso de Bacharelado em Zootecnia do Campus Sena Madureira, que foi avaliado pelo Ministério da Educação com a nota 4. Este é o único curso de Zootecnia no Estado do Acre. Quero parabenizar a equipe do Campus Sena Madureira, docentes, servidores e alunos que se envolveram no processo de reconhecimento. A equipe da Pró-reitoria de Ensino (PROEN) tem participado ativamente no reconhecimento dos cursos do IFAC. Parabéns!

Inauguração do Ginásio Poliesportivo Juliana de Souza Dantas

Hoje fizemos uma homenagem especial à professora Juliana de Souza Dantas, com a inauguração nessa quinta-feira, 30, do Ginásio Poliesportivo do Campus Rio Branco. A participação da família, dos alunos, dos membros do Colégio de Dirigentes, docentes e servidores do Campus Rio Branco marcou a solenidade, que teve seu ápice com o descerramento da placa. E para abrilhantar a festa, a Banda da Polícia Militar e a entrega de medalhas a nossa equipe de Handebol feminino. A solenidade foi um momento ímpar dessa gestão, com o compromisso de oferecer uma política voltada ao incentivo do Esporte e da Cultura. Em julho vamos inaugurar o ginásio do Campus Cruzeiro do Sul.

Consolidando a parceria com The New York Botanical Garden

Visitei The New York Botanical Garden, orientada pelo prof. Douglas Daly, durante nossa permanência nos EUA. Nossa presença na instituição é uma retribuição à visita que o prof. Douglas Daly fez em fevereiro de 2015 ao IFAC, quando iniciamos o diálogo para parcerias e convênios com The New York Botanical Garden. Aproveitei essa visita aos EUA para entregar o primeiro exemplar do livro “Etnobotânica e Botânica Econômica do Acre”, do qual sou autora em um capítulo. Esse livro será lançado nesse ano e foi financiado pelo Centro Vocacional de Tecnologia em Agroecologia (CVT Agroecologia) e por aquela instituição. Em abril desse ano o prof. Douglas Daly voltará ao Acre para se reunir com o grupo de pesquisa formado a partir do curso Identificador Botânico, realizado com docentes do IFAC e com a participação de pesquisadores de instituições parceiras, como o Serviço Florestal Brasileiro, UFAC e Embrapa Acre. A parceria prevê, também, o estágio de alunos do IFAC no The New York Botanical Garden.


Inauguração do Ginásio Poliesportivo do Campus Rio Branco

Na próxima quinta-feira, 30, faremos a inauguração do Ginásio Poliesportivo do Campus Rio Branco, que receberá o nome da professora Juliana de Souza Dantas. A homenagem é uma forma de agradecimento ao trabalho desenvolvido pela servidora durante o tempo de atuação na instituição. A família da homenageada estará presente nesse momento importante para o IFAC, com a inauguração de uma obra que teve início em junho de 2015 e contou com investimentos próprios.

Assinatura do Protocolo de Intenções com a NOVA

Assinei, nessa quinta-feira, 23, o protocolo de intenções com a Northern Virginia Community College (NOVA), uma instituição pública de ensino da Virgínia, nos Estados Unidos. Isso significa que agora os alunos do IFAC poderão também fazer intercâmbio nos EUA para ampliarem os estudos de língua inglesa, além de participarem dos projetos e pesquisas desenvolvidos pela instituição norte-americana. Atualmente, contamos com parceria com Portugal e o Peru no Programa de Mobilidade Estudantil. Com a assinatura do protocolo de intenções com a NOVA, estamos ampliando nossos horizontes e queremos cada vez mais uma educação de qualidade.

Visitando a Embaixada Brasileira nos EUA e Campus de Educação Médica

Nessa quarta-feira, 22, visitamos a Embaixada Brasileira nos EUA e o Campus de Educação Médica da Northern Virginia Community College (NOVA). Durante a visita fomos recebidos pelo Conselheiro de Educação e Cultura da Embaixada Brasileira, Franklin Silva Netto, e pelo Diretor do Campus de Educação Médica, Andrew B. Cornell. As visitas têm como objetivo estreitar as relações do IFAC com a Embaixada Brasileira, que dará apoio aos nossos alunos durante os intercâmbios com a NOVA, com a qual assinaremos protocolo de intenções.

Visita ao Campus Alexandria e Annandale da NOVA

Durante nossa permanência em Virgínia (EUA), visitamos na terça-feira, 21, os Campi de Alexandria e Annandale da Northen Virginia Community College (NOVA), quando participamos de reunião com a Gerente do Instituto de Língua e Cultura Americana, Keila Louzada, e com a Coordenadora do Programa de Inglês e Inglês como Segunda Língua, Cynthia Hatch, para tratar sobre o programa de inglês para o Ensino Médio Integrado ao Técnico. Participou da reunião a Diretora de Iniciativa e Planejamento de Programas, do Departamento de Educação Internacional da Nova, Stacey Bustillos. Visitamos, ainda, o Laboratório de Tecnologias com impressora 3D e Laboratórios de Biologia com alta tecnologia.

113 anos do município de Xapuri

Nessa terça-feira, 22, o município de Xapuri comemora 113 anos e o IFAC não poderia deixar de parabenizar a comunidade por mais esta data. Nossa homenagem aos moradores pela acolhida que deram ao IFAC/Campus Xapuri, em 2010, e pelas parcerias existentes que fortalecem as ações desenvolvidas no município. Parabéns!