Arquivo mensais:abril 2017

Resultado do primeiro ano de gestão

Neste mês de abril, completo um ano como reitora eleita no Instituto Federal do Acre (IFAC). E para manter a transparência, como também mostrar à sociedade as ações realizadas neste período, preparamos um infográfico com a síntese dos resultados alcançados ao longo destes primeiros 365 dias de gestão.

Foi um período em que aumentamos nossos números, demos início a novas propostas e projetos, firmamos ainda mais parcerias. E a soma disso tudo, nos dá o suporte para continuarmos caminhando por uma educação cada vez melhor.

Já somos referência no Acre e disso só temos colhido bons frutos, seja no dia a dia de nossos alunos, no trabalho de nossos servidores, ou no devido retorno profissional à sociedade.

Se alcançamos bons resultados? Sim, alcançamos.

Mas é preciso ainda mais. E tenho certeza que juntos faremos um IFAC cada vez melhor.

* Para melhor visualização do infográfico, é só clicar aqui.

Respeitar a história da comunidade indígena promovendo o conhecimento

Hoje comemora-se o Dia do Índio e, no IFAC, trabalhamos com cursos profissionalizantes oferecendo uma educação escolar específica, diferenciada, intercultural, multilíngue e comunitária, baseada na legislação nacional. Atualmente, além de receber alunos indígenas em cursos técnicos e superiores, o IFAC também conta com Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabis), responsáveis por discutir, debater, questionar e pesquisar os temas relacionados a temática, sempre respeitando a cultura e história de cada comunidade.

Certificação de técnicos do Campus Avançado Baixada do Sol

Na segunda-feira, 17, estive na certificação dos cursos técnicos de Desenho da Construção Civil, Agroecologia e Aquicultura do Campus Avançado Baixada do Sol. A cerimônia de certificação foi realizada na sede da Secretaria de Estado de Educação, com a participação de 40 novos técnicos, gestores, professores, familiares e amigos. Vejo como importante a certificação para o mercado de trabalho, mas também para a vida de cada jovens formado. O campus Avançado Baixada do Sol é uma unidade de ensino que é viva, cheio de vontade. Tenho orgulho dos novos profissionais, pois estes escolheram o IFAC para sua formação e já saem com o certificado reconhecido pelo CREA. O IFAC não certifica apenas novos técnicos com formação profissional para o mercado de trabalho, mas cidadãos, pessoas que nos dão orgulho.

Colação de grau em Cruzeiro do Sul

Em Cruzeiro do Sul, participei da cerimônia de colação de grau dos licenciados nas áreas de Física e Matemática, e tecnólogos em Processos Escolares, na última terça-feira, 11. Minha alegria de compartilhar um momento especial com formandos, família e amigos, além do corpo diretivo do Campus Cruzeiro do Sul. Na mesma solenidade foram certificados 29 novos profissionais técnicos em Vendas, Administração e Informática na modalidade de ensino. Com a qualificação, os novos técnicos passam a enfrentar o mundo do trabalho mais bem preparados. Este é um momento que percebemos que o IFAC está presente em todas as regionais do Acre, ofertando catorze cursos superiores, todos reconhecidos pelo Ministério da Educação, proporcionando uma formação de graduação sem que as pessoas precisem se deslocar para outro município do Estado para estudar. Hoje estamos estabelecidos nos municípios de Tarauacá, Xapuri, Sena Madureira, Rio Branco, com duas unidades, e Cruzeiro do Sul e somos responsáveis pela formação técnica-profissional no Estado do Acre.

Reunião com o prefeito de Cruzeiro do Sul

Uma reunião bastante produtiva com o prefeito Ilderlei Cordeiro, de Cruzeiro do Sul, na quarta-feira, 12, quando estive no município para participar do Fórum de Gestores. Na pauta a extensão da rede de iluminação até a frente do nosso campus; transporte para os alunos, especialmente os que moram na Zona Rural; oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada, com foco em Turismo; e cooperação para estágios e parcerias na elaboração de unidades agrícolas produtivas do município. Após a reunião os encaminhamentos necessários para que sejam realizados todos os pontos da pauta foram adotados e, da parte do IFAC, temos o maior interesse em contribuir com o município. Participaram da reunião, a diretora do Campus Cruzeiro do Sul, Lilliane Martins, o Diretor de Ensino, Rodrigo Marciento, e secretários municipais de Agricultura, Pesca e Abastecimento; Controladoria Interna do Município; Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer; e de Educação.

Campus Tarauacá recebe a segunda fase do Fórum de Gestores

Na segunda fase do Fórum de Gestão, estive nessa segunda e terça-feira, 10 e 11, no Campus Tarauacá, com a equipe que está atuando no Planejamento Estratégico. Igual ao ano passado, quando estivemos realizando a primeira fase, a comunidade do município atendeu ao convite da direção geral do campus e participou ativamente das salas temáticas. O Campus Tarauacá tem um diferencial com o trabalho que desenvolve junto à comunidade indígena do município e sempre que realizamos este tipo de atividade, as lideranças se envolvem e participam. O encontro ocorreu no auditório do campus, e contou com a participação de docentes, técnico administrativos e alunos. Nessa quarta-feira, 12, estarei em Cruzeiro do Sul, também conversando sobre como podemos implantar e desenvolver a estratégia do IFAC e comunicar o Mapa Estratégico.

Resultados da parceria com The New York Botanical Garden

Os resultados da parceria com The New York Botanical Garden estão se consolidando: na manhã dessa terça-feira, 11, a Pró-reitora de Ensino, profa. Lucilene Acácio, no exercício da Reitoria, coordenou a reunião com o diretor do Instituto de Botânica Sistemática daquela instituição, PhD Douglas Daly, e pró-reitores de Ensino, Pesquisa e Pós-graduação; de Extensão; de Planejamento, Desenvolvimento Institucional; e docentes do IFAC que participam do Grupo de Pesquisa Botânica e Conservação de Recursos Florestais no Sudoeste da Amazônia. Na pauta o encaminhamento das ações conjuntas como a oferta de curso FIC para formar Identificador Botânico (mateiro) e apresentação de plano de trabalho a ser feito pelo grupo de pesquisa já institucionalizado. A reunião de hoje é resultante da visita que fiz ao The New York Botanical Garden e o fortalecimento de parcerias que trazem resultados significativos para o IFAC e comunidade.

Curso de Sistemas para Internet do Campus Rio Branco tem nota 4

Mais um curso do IFAC recebe conceito 4 do Ministério da Educação (MEC): desta vez, foi o curso de Tecnologia em Sistemas para Internet. A equipe de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), esteve entre os dias 1º e 4 de março, no campus Rio Branco. O conceito avaliatório é uma das etapas para reconhecimento de cursos superiores junto ao MEC e os avaliadores levam em consideração a organização didático-pedagógica, corpo docente, discente, técnico-administrativo e instalações físicas, atribuindo notas a estes itens que variam de 1 a 5. Uma boa notícia para os alunos, docentes, coordenadores, direção do campus e a equipe técnica da PROEN. Uma conquista para a nossa instituição, que tem seu trabalho reconhecido pelos avaliadores.

Campus Sena Madureira participa do Fórum de Gestão

Estive nessa sexta-feira, 7, na segunda fase do fórum de gestão do Planejamento Estratégico do IFAC, no Campus Sena Madureira. Contamos, a exemplo dos campi de Rio Branco, Baixada do Sol, e Reitoria, com uma excelente participação e contribuição da comunidade acadêmica. Nessa segunda-feira, 10, e terça-feira, 11, estarei em Tarauacá e, no dia 12, no campus Cruzeiro do Sul, participando das atividades do fórum de gestão.