Arquivo mensais:maio 2017

Agenda

Nos próximos dias teremos diversos eventos e ações no Instituto Federal do Acre. As atividades são dedicadas aos servidores, estudantes e também à comunidade. É importante participar!

A agenda tem início na tarde de hoje (23.05), com a abertura do I Simpósio de Ensino Tecnológico do Acre, no campus Rio Branco. A cerimônia de abertura será a partir das 14 horas.

Já no dia 25 de maio, participarei do início “Encontro de Mulheres do Território Rural do Baixo Acre e Tarauacá-Envira: Gerando e Produzindo Interlocução para o Desenvolvimento Territorial”. As atividades terão início às 8 horas, também no campus Rio Branco.

Também no dia 25, os gestores do IFAC dão início a mais uma reunião do Colégio de Dirigentes. As atividades se estendem até sexta-feira (26.05).

No dia 29 de maio, temos duas programações importantes. Iniciamos o dia participando da abertura da Semana do Alimento Orgânico e Meio Ambiente, que está sendo organizada pelo campus Avançado Baixada do Sol. Junto da cerimônia, vamos lançar o quarto livro impresso da Editora IFAC. O evento terá início às 10 horas, no auditório da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Acre (SFA/AC).

Na quarta-feira (31.05), para fechar o mês de maio, acontece mais uma reunião do Conselho Superior do IFAC.

Lançamento da Tríplice Hélice no Acre

Na última sexta-feira (19.05), participei do lançamento do “Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação – Tríplice Hélice no Acre”. Além disso, o IFAC, junto com outras seis instituições do Estado, apresentou ao governador Tião Viana, uma carta de apoio ao projeto de lei estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Com a aprovação da lei, o Acre passa a ser o primeiro estado brasileiro a ter suas normativas pautadas na legislação federal, que instituiu o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O documento trata de ações entre empresas e instituições federais de ensino, a fim de promover o desenvolvimento e a inovação no Brasil.

Os dois momentos foram importantes para nosso Estado, mas também para o IFAC, pois tendo uma legislação regulamentada para a região Amazônica, o trabalho desenvolvido por pesquisadores fica cada vez mais fortalecido, além de contribuir para que estes profissionais se mantenham atuantes na região. É importante entender que para que as áreas ciência, tecnologia e inovação sejam ampliadas é importante que o apoio necessário seja desenvolvido.

Planejamento Estratégico – Etapa de projetos

Para que consigamos alcançar bons resultados nos próximos anos, é preciso que bons projetos sejam desenvolvidos. E foi pensando nisso, que os servidores participaram de uma semana de capacitação nesta área.

Esta foi mais uma fase do Planejamento Estratégico e também estive presente neste momento. Foi muito bom ver o interesse de nossos profissionais para com a construção de um futuro melhor para a instituição. Que sigamos neste trabalho que irá nos trazer bons frutos e contribuir para uma educação de qualidade.

I Semana de Zootecnia


Orgulho. Foi esta a palavra que definiu a I Semana de Zootecnia, do campus Sena Madureira.

Participei da cerimônia de abertura, no dia 10 de maio, e pude recordar o início da minha jornada como servidora do IFAC. Além de rever amigos e alunos, é notável o crescimento do campus e a sua importância para o município.

No próximo ano, formaremos os primeiros zootecnistas do Acre. O IFAC é a única instituição de ensino do Estado que possui o curso de bacharelado em Zootecnia, que é conceito 4 pelo MEC.

Além disso, o evento contribuiu para que os participantes percebessem a importância da área e as oportunidades junto ao mercado de trabalho. Outro ponto positivo foi a troca de experiências entre os estudantes que logo se formarão e os que acabaram de iniciar sua caminhada profissional.

Plano de Contingenciamento de Gastos

Concluímos esta semana, a rodada de apresentação da atual situação orçamentaria do Instituto Federal do Acre e o nosso Plano de Contingenciamento de Gastos, o “IFAC Economiza 2017”.

Foram momentos positivos, em que conseguimos debater em conjunto as mudanças para
otimizar os gastos e assim manter a qualidade das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Devido a um trabalho planejado, que vem sendo desenvolvido nos últimos anos de gestão, hoje temos a real noção dos gastos do IFAC. Isso garante uma aplicação mais consciente dos recursos e efetivação das ações mesmo neste momento de crise. Exemplo disso é a disponibilização de novos veículos às unidades do Instituto, a inauguração de ginásio poliesportivo no campus Rio Branco e a entrega do novo campus de Sena Madureira.

Isso prova que juntos podemos construir um IFAC mais forte.

Reunião com representantes da UBES

Para entender é preciso ouvir. E ontem (03.05) ouvimos os representantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). Eles estão percorrendo todos os estados brasileiros em visita aos Institutos Federais. E como é bom se reunir com alunos!

Durante o encontro, além de ouvirmos as pautas sobre as melhorias que a UBES tem buscado para os estudantes, falamos sobre as conquistas já alcançadas pelos jovens na educação e da importância de se trabalhar por um ensino cada vez melhor. Os alunos são atores fundamentais neste processo de transformação.

Na oportunidade, a UBES nos apresentou o projeto “Seja uma Escola Amiga do Estudante”. A proposta tem o objetivo de ampliar a aquisição do Documento de Identificação Estudantil. É este é o documento que garante aos estudantes o desconto de 50% no valor dos ingressos de shows, peças teatrais, espetáculos de dança, musicais e jogos esportivos.

Já iniciamos a análise do projeto, pois sabemos que o ensino vai além das salas de aulas. A proposta também será apresentada aos membros do Colégio de Dirigentes do IFAC. Logo, logo teremos novidades sobre o “Seja uma Escola Amiga do Estudante” no Instituto Federal do Acre.

Dia Mundial do Trabalho

O dia 1º de maio é uma data, que além de comemoramos as conquistas e vitórias, também importante para refletirmos sobre as legislações trabalhistas, normativas e regras relacionadas ao trabalho. Afinal, o trabalho apesar de ser uma pequena palavra, carrega consigo sonhos, lutas, conquistas e o respeito de cada trabalhador.

Parabéns a todos os servidores do IFAC que investem no seu ofício, a ética, o compromisso, a responsabilidade, o profissionalismo, a satisfação e a criatividade, para que o presente e o futuro sejam cada vez melhores. Pois, muito mais que desempenhar funções, somos os responsáveis por conduzir os sonhos de nossos alunos para que eles se tornem profissionais de sucesso.

Feliz Dia Mundial do Trabalho.