Arquivo mensais:junho 2017

Reitoria Itinerante – Campus Baixada do Sol

Esta semana foi a vez dos alunos do campus Avançado Baixada do Sol. Em uma reunião com os líderes estudantis, falamos sobre temas que estão sendo discutidos em nosso projeto, o Reitoria Itinerante. Junto com os pró-reitores de Extensão, Fábio Storch, de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Pedro Plese, e o Diretor Sistêmico de Assistência Estudantil, Edu Gomes, conversamos sobre a atual situação financeira da instituição, além de destacar os editais e eventos que serão mantidos e realizados ao longo de 2017.

Além dos estudantes, também tivemos a participação de representantes da direção do campus e professores. Foi um momento para explicar a realidade, mas além disso, conseguimos tirar as dúvidas e esclarecer os questionamentos dos estudantes. É importante que cada vez mais pessoas saibam das informações, as compartilhe e nos ajude a melhorar o Ifac.

Para ver mais fotos da nossa reunião no campus Avançado Baixada do Sol, acesse o Flickr do Rede Ifac.

Reunião com representantes do Banco do Brasil

Recebemos, na tarde desta sexta-feira (16.06), a visita de dois representantes do Banco do Brasil de Rio Branco, o gerente geral de Agência, Max Wendell Rebouças da Costa, e do gerente de Relacionamento, Braz dos Santos Nascimento. O encontro também contou com a presença do pró-reitor de Administração, Claudemir Nascimento, e da assessora Executiva, Gírlen Nunes.

Falamos sobre a possibilidade de novas parcerias entre o Ifac e o Banco do Brasil para eventos, ações culturais, editais e projetos que levem melhorias para nossos alunos. Uma das pautas discutidas foi a participação da instituição financeira na Chamada Pública para o Jifac 2017.

Tenho me reunido também com outras instituições e órgãos do Acre para fortalecermos as parcerias. Exemplo disso, foi o encontro que tivemos com o Banco Santander, no último dia 31 de maio. Trabalhando em conjunto, os resultados são sempre melhores.

Reitoria Itinerante no campus Rio Branco

Ontem estive no campus Rio Branco em uma conversa com estudantes dos cursos técnicos integrados e superiores. O encontro, que estamos chamando de “Reitoria Itinerante”, também contou com a presença dos pró-reitores de Extensão, Fábio Storch, de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Pedro Plese, e o Diretor Sistêmico de Assistência Estudantil, Edu Gomes.

A conversa foi para apresentarmos aos jovens qual a real situação financeira do Instituto Federal do Acre, após os cortes sofridos pelo Governo Federal, nos primeiros meses deste ano, mas também para reforçamos que as ações e projetos destinados aos estudantes estão garantidos. Bolsas de pesquisa, eventos, aulas práticas, auxílios financeiros são alguns dos itens que serão fornecidos sem quaisquer prejuízos.

Além de explicar os detalhes financeiros, também ouvimos, tiramos dúvidas, discutimos os editais e falamos sobre o futuro. Foi muito bom estar com todos.

O projeto “Reitoria Itinerante” vai percorrer ainda os demais campi do IFAC. Queremos que todos participem e saibam a realidade da nossa instituição. Caminhando juntos teremos um futuro muito melhor.

Para ver mais fotos é só acessar o Flickr do Rede IFAC: https://goo.gl/E94STL.

Posse da nova diretoria do SINASEFE

Participei, na última segunda-feira (12.06), da posse da nova diretoria do Sinasefe – Rio Branco. Foi muito bom estar junto com os membros da nova gestão e poder parabenizar a todos.

Desejo que, durante os próximos anos, os diretores alcancem melhorias para a categoria, ampliem o diálogo com os servidores federais do Acre e também tenham sucesso nas ações. O IFAC está a disposição para auxiliar a todos nos trabalhos que serão desenvolvidos. Sucesso!

75ª Reunião Ordinária do Conif

Para conseguir cada vez mais melhorias é preciso que a discussão seja ampla, que conte com a participação de todos. E pensando desta maneira, participei da 75ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Atualmente sou coordenadora da Câmara Temática de Pesquisa e Inovação.

Durante este encontro, que teve duração de dois dias, falamos sobre o programa de  intercâmbio de estudantes em todas as especialidades da engenharia, o Brafitec, sobre as definições de indicadores para o Planejamento Estratégico do Conselho, além da 41ª edição da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que este ano acontece na Paraíba.

Durante as pautas também falamos sobre a reunião que acontecerá dia 14.06 em Brasília com o Ministro do planejamento tendo como pauta o orçamento dos Institutos Federais.

Visita do senador Jorge Viana

Empenhados em potencializar as ações do nosso Instituto, começamos a semana com a visita do senador Jorge Viana, que recebi nesta segunda-feira (05.06), acompanhada de pró-reitores.

Pude apresentar o balanço da nossa gestão, e falar um pouco das conquistas – reconhecimento de cursos, expansão, alcance regional, inauguração de campi – e dos desafios que temos que enfrentar daqui para frente, diante de um cenário tão delicado. O nosso pró-reitor de Administração, José Claudemir, explicou ao senador os cortes orçamentários que sofremos. A pró-reitora de Ensino, Lucilene Acácio, falou da nossa necessidade de fortalecimento e potencialização das unidades, para o aumento do número de matrículas.

O senador Jorge Viana nos disse que é necessário ter um plano estratégico para podermos passar por esses momentos e atravessar, o que ele chamou de “deserto de instabilidades”. E se mostrou dedicado a continuar contribuindo com o nosso Instituto. Passei a ele o contato da secretária da SETEC/MEC e pedi uma fala de sensibilização ao IFAC.

E mais uma vez, presenteei nosso convidado com a edição do livro “Feijões do Vale do Juruá”.

Visita de deputados da bancada acreana


Recebi na manhã de desta sexta-feira (02), o deputado federal Major Rocha e o deputado estadual Luiz Gonzaga, em uma visita de cortesia em meu gabinete.

Junto de seus assessores, os parlamentares conheceram mais da nossa instituição. Pude apresentar um balanço da gestão dos últimos anos do IFAC, destacando a presença do Instituto e sua importância para a comunidade. Falamos sobre os cortes orçamentários feitos pelo Governo Federal e que afetaram diretamente a instituição.

Junto a esta conversa, destaquei a importância de haver uma coerência na distribuição dos recursos, já que é muito mais caro manter um aluno na região Norte e mesmo assim os repasses para esta região são muito menores.

O deputado Major Rocha afirmou que a bancada acreana está comprometida para colaborar com emendas que poderão fortalecer as ações do IFAC e de sua estrutura. Em uma de suas falas, ele reforçou a possibilidade de uma agenda com o Ministro da Educação para que haja sensibilização em torno da região Norte.

Na oportunidade, fiz um convite aos deputados para que pudessem conhecer todo o IFAC, visitando os 6 campi e os presentei com um exemplar do livro “Feijões do Vale do Juruá”, lançado pela Editora IFAC, no dia 29 de maio, na abertura da 13ª Semana dos Alimentos Orgânicos.