Arquivo mensais:julho 2017

Assinatura do Protocolo de Intenções de Implantação do Ponto Digital

Hoje (30.07), no estande do Sebrae, o Ifac encerra com chave de ouro sua participação na Expoacre 2017. Tive a honra de assinar um Protocolo de Intenções como o Governo do Estado do Acre, Prefeitura Municipal de Rio Branco, Ufac, Federações, Sebrae e faculdades particulares, que construirá a política de Implantação do Ponto Digital.

O Ponto digital, é um incentivo a inovação e empreendedorismo, seja em linhas de pesquisa ou desenvolvimento, onde nossos alunos poderão desenvolver seus produtos e trocar experiências exitosas entre essas Instituições.

Reunião com senador Gladson Cameli

Hoje (28.07) conversei com o senador Gladson Cameli e relatei a ele a nossa situação atual. Devido aos cortes financeiros promovidos pelo Governo Federal, no início deste ano, junto aos Instituto Federais, temos unido forças para dar andamento ao nosso trabalho em prol da educação.

Também aproveitei a oportunidade para entregá-lo dois ofícios: o primeiro documento foi um relatório sobre as atuais demandas do Ifac, para que ele possa nos auxiliar com a indicação de emendas parlamentares. Já o outro ofício foi solicitando apoio, junto ao Governo Federal, para liberação dos recursos financeiros da nossa instituição que, atualmente, se encontram contingenciados.

A visita foi também uma oportunidade para apresentar a ele um pouco do que produzimos no Ifac, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Precisamos fortalecer nosso instituto, mostrar sempre a todos que somos uma instituição que coopera com a educação no Acre. De lembrança, o presenteei com um de nossos livros produzidos pela Editora Ifac.

IFAC na Expoacre 2017

Convido a todos a participarem da solenidade de abertura oficial das atividades do Instituto Federal do Acre – IFAC na Expoacre 2017. A cerimônia acontecerá na próxima segunda-feira, dia 24/07, no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco e começa às 15h30, no estande do Instituto, localizado no Campus do Agronegócio. Neste ano levaremos uma programação de minicursos e oficinas para a feira, as atividades serão realizadas na semana de 24 a 28 de julho.

Saiba mais no site do IFAC> https://goo.gl/8mEeic

Reunião com senador Sérgio Petecão

Entreguei, na tarde desta terça-feira (18.07), um ofício para o senador Sérgio Petecão com todas as demandas do Ifac. De forma enumeradas e indicando quais as necessidades de cada campi, temos trabalhado junto aos parlamentares federais e estaduais para conseguir recursos.

No início deste ano tivemos nosso orçamento cortado, pelo Governo Federal, em mais de 50%. Isso afetou diretamente a instituição e as nossas ações têm sido planejadas para que os estudantes continuem tendo uma educação de qualidade. Além disso, as parcerias também têm nos auxiliado neste momento.

Ainda durante a reunião com o senador, pude esclarecer qual a nossa realidade e falar sobre o quanto o Ifac tem feito a diferença nos municípios em que estamos instalados, com cursos presenciais ou por Ensino à Distância, além das atividades realizadas por meio da pesquisa e extensão.

Estamos otimistas e vamos continuar trabalhando por um Ifac mais forte.

Reunião com superintendente da Sudam

Recebi, nesta segunda-feira (17.07), o titular da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Paulo Roberto Correia. Falamos sobre ciência, tecnologia e a importância de mais investimentos para pesquisa.

Fomos o primeiro instituto federal do Brasil a receber a visita do superintendente e ficamos esperançosos em ouvir que a Sudam tem trabalhado para acessar recursos a fundo perdido e investi-los nas instituições de ensino. É muito bom perceber que outros órgãos também entendem a importância de se pesquisar no Brasil.

Durante a conversa também pude falar um pouco do Ifac e das ações que desenvolvemos em nosso Instituto. Por sermos uma unidade que leva a pesquisa a sério, o superintendente nos solicitou informações sobre nossos projetos. As propostas serão avaliadas por eles para que, possivelmente, possam receber recursos.

Você pode ler um pouco mais sobre esta visita no Portal Ifac. Acesse aqui.

JIFAC 2017: Um grande evento

Foi emocionante e um sucesso. Ver o empenho dos servidores e parceiros para que os Jogos do Instituto Federal do Acre (JIFAC 2017) acontecessem, foi motivador. Ver os alunos brilharem nas competições, torcerem uns pelos outros, viverem cada momento do evento foi gratificante.

Mesmo em meio aos cortes financeiros promovidos pelo Governo Federal conseguimos realizar um evento lindo. Um JIFAC que ficará para a história da nossa instituição. Quero aqui agradecer o empenho de cada profissional, sendo servidor do Ifac ou não, de cada aluno, de cada instituição parceira. Juntos fizemos acontecer uma grande festa.

Que nossos atletas representem o Acre de forma grandiosa durante os Jogos dos Institutos Federais – Etapa Norte. Estaremos presentes sim! Pois esporte também é educação.

Clique e veja mais fotos no Flickr do Ifac.

Acesse e saiba mais informações sobre o JIFAC 2017.

Forpog em Brasília

Estive em Brasília, entre os dias 10 e 11 de julho, representando a Câmara de Pesquisa e Inovação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) durante o Fórum Nacional de Dirigentes de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog).

O evento, que foi realizado em Brasília, tem o objetivo de discutir assuntos relacionados à pesquisa, inovação e pós-graduação.

Precisamos levar estes temas adiante para que assim possamos ampliar os horizontes de nossos alunos da Rede Federal.