Lançamento da Tríplice Hélice no Acre

Na última sexta-feira (19.05), participei do lançamento do “Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação – Tríplice Hélice no Acre”. Além disso, o IFAC, junto com outras seis instituições do Estado, apresentou ao governador Tião Viana, uma carta de apoio ao projeto de lei estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Com a aprovação da lei, o Acre passa a ser o primeiro estado brasileiro a ter suas normativas pautadas na legislação federal, que instituiu o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O documento trata de ações entre empresas e instituições federais de ensino, a fim de promover o desenvolvimento e a inovação no Brasil.

Os dois momentos foram importantes para nosso Estado, mas também para o IFAC, pois tendo uma legislação regulamentada para a região Amazônica, o trabalho desenvolvido por pesquisadores fica cada vez mais fortalecido, além de contribuir para que estes profissionais se mantenham atuantes na região. É importante entender que para que as áreas ciência, tecnologia e inovação sejam ampliadas é importante que o apoio necessário seja desenvolvido.